Ambulâncias_728x90
vida_nova_728x90
Home Geral Alagoas Eleitores que faltaram às últimas eleições terão até 02 de maio para regularizar situação

Eleitores que faltaram às últimas eleições terão até 02 de maio para regularizar situação

0
0

Os eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições (cada turno eleitoral é considerado uma eleição) deverão comparecer aos cartórios eleitorais no período de 02 de março a 02 de maio para regularizar sua situação e não ter o título eleitoral cancelado. A partir do dia 20 de fevereiro, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) dará início à impressão das relações dos eleitores “faltosos” e as mesmas poderão ser consultadas nos cartórios eleitorais.

“Será cancelada a inscrição do eleitor que se abstiver de votar em três eleições consecutivas, salvo se houver apresentado justificativa para a falta ou efetuado o pagamento de multa. Estão excluídos do cancelamento os eleitores que não estejam obrigados ao exercício do voto”, explicou o corregedor regional eleitoral de Alagoas, Pedro Augusto Mendonça.

No início deste mês, a Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE) publicou um provimento definindo as orientações para a execução dos procedimentos para o cancelamento das inscrições e regularização da situação de eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições. O anexo do provimento traz um roteiro para atendimento aos eleitores, que deve ser observado pelos cartórios eleitorais de todo o país.

Após a impressão da lista dos eleitores faltosos, os cartórios devem afixar edital, no dia 22 de fevereiro e por, no mínimo, dez dias, dando publicidade às referidas relações, divulgar o edital pelos meios de comunicação e dar ciência aos partidos políticos. Não serão expedidas notificações aos eleitores por parte da Justiça Eleitoral.

Caso o eleitor não compareça para comprovar que votou, que justificou a ausência ou pagou as multas correspondentes, a partir do dia 02 de maio terá seu título cancelado automaticamente e sua efetivação se dará de 17 a 19 de maio.

Fonte: Ascom TRE-AL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *