O líder do PMDB do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), procurou nesta quarta-feira (8) o ministro Moreira Franco, um dos mais próximos do presidente Michel Temer, para demonstrar sua contrariedade com as últimas substituições no governo.

Aos jornalistas, no cafezinho do Senado, falou de sua recomendação: “Eu disse a ele que o ministro Padilha deve voltar o mais rapidamente possível ao cargo porque, se isso não acontecer, o Eduardo Cunha senta o Gustavo Rocha lá”. Rocha é subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil e já foi advogado de Cunha.

Renan, que sempre teve embate com Eduardo Cunha enquanto os dois eram presidentes das duas Casas, quis mostrar que Cunha, embora preso em Curitiba, continua influente no governo. “Entre Cunha e o PSDB eu sou claramente PSDB”, disse ele.

Nos últimos dias, Renan Calheiros tem demonstrado disposição de se afastar do governo – tem aumentado o tom das críticas às decisões do governo.

Nesta semana, ele divulgou um vídeo no qual critica a reforma da Previdência proposta por Temer e que, neste momento, tem recebido forte empenho do presidente.

“Todo governo faz uma reforma da Previdência possível. O governo Temer quer uma impossível”, disse Renan Calheiros, informando que não votará algumas das medidas incluídas na proposta do governo.

Aos mais próximos, Renan tem dito que está muito mais preocupado com sua imagem e em garantir sua reeleição para o Senado no ano que vem do que em votar matérias de interesse do Palácio do Planalto.