Ambulâncias_728x90
vida_nova_728x90
Home Geral Economia ROGRAMA DE ESTADO Governo lança Programa Escola 10 para empreender melhorias na Educação de Alagoas

ROGRAMA DE ESTADO Governo lança Programa Escola 10 para empreender melhorias na Educação de Alagoas

0
0

Lançamento ocorre dia 17 no Centro de Convenções; ação vai unir Estado e Municípios em uma grande mobilização para alavancar qualidade de ensino

Secretaria de Educação construirá indicadores que permitirão planejar e acompanhar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos ​Valdir Rocha

O Governo de Alagoas lança no próximo dia 17, às 14h, no Centro de Convenções, uma grande mobilização em prol da melhoria da qualidade de ensino na rede pública e dos índices educacionais do estado. Denominada Escola 10, a iniciativa vai unir Estado e Municípios e visa garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes, fortalecendo o Regime de Colaboração entre os dois entes federativos. Ao todo, o programa implica um investimento de R$ 30 milhões.

 

O programa tem suas ações direcionadas para estudantes do Ensino Fundamental (3º, 5º e 9º anos) e estabelece as seguintes metas: garantir que todos os alunos da rede pública estejam alfabetizados em Língua Portuguesa e Matemática até o final do 3º ano do Ensino Fundamental; reduzir os índices de analfabetismo, evasão escolar e distorção idade-série (atraso escolar); melhorar a aprendizagem de estudantes do 5º e 9º anos e aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

 

O Governo vai oferecer apoio técnico e financeiro para os municípios que fizerem adesão ao programa de forma a implementar as ações acordadas entre ambas as partes.

 

“Esta parceria com os municípios chega em boa hora, pois eles são responsáveis por 95% das matrículas do 1º ao 5º ano e 75% das matrículas do 6º ao 9º ano. Temos uma grande dívida social com a nossa juventude e este programa afirma que a Educação é a nossa prioridade maior”, destaca o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.

 

 

O programa contará, dentre outras ações, com formações de professores e aplicação de avaliação que servirá como um diagnóstico do nível de aprendizagem de alunos do 5º e 9ª anos. “Também trabalharemos no fortalecimento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa , o PNAIC, e em ações de correção de fluxo que refletirão na redução do abandono escolar”, complementa o secretário.

Agência Alagoas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *