Ambulâncias_728x90
vida_nova_728x90
Home Destaque VALORIZAÇÃO Programa Vida Nova nas Grotas amplia horizontes de jovens do Canaã

VALORIZAÇÃO Programa Vida Nova nas Grotas amplia horizontes de jovens do Canaã

0
0

Projeto Bombeiro Mirim será levado a pelo menos mais três comunidades atendidas pelo programa na capital alagoana

Uma nova perspectiva de vida começa a ser apresentada nesta quarta-feira (12) para uma turma de 50 jovens entre 12 e 16 anos da Grota do Canaã que participam da edição do projeto Bombeiro Mirim nas comunidades da capital alagoana.

A ação integra o programa Vida Nova nas Grotas e foi lançada nesta quarta-feira, junto com uma série de serviços prestados pelas secretarias de Estado envolvidas no programa. A expectativa, de acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros Alexandre Novais, coordenador do projeto Bombeiro Mirim, é levar as atividades para outras comunidades beneficiadas pelo Vida Nova nas Grotas.

“Vamos executar as atividades do Bombeiro Mirim durante três meses na Grota do Canaã, duas vezes por semana. Em seguida, vamos à Grota do Aterro, à Grota da Iraci e à Grota do Pau D’Arco”, explicou o militar.

Lançado em 2010, o projeto Bombeiro Mirim busca apresentar alternativas para o futuro dos jovens a partir da valorização de suas potencialidades, trabalhando noções de combate a incêndios, primeiros socorros, disciplina, saúde e educação.

Os jovens que vão participar do projeto foram selecionados nos últimos 20 dias a partir do trabalho das lideranças comunitárias e de diretores de escolas da região. Ansiosos pelo início das atividades, Derek, Alex, Anthony, Arthur, Elineide e Andrieli já demonstravam compreensão sobre a importância da participação no projeto.

“A qualquer momento a gente poderia estar usando drogas ou roubando, mas estamos aqui para receber mais conhecimento”, disse Arthur, de 13 anos, aluno da Escola Estadual Professora Josefa Conceição da Costa.

“É importante ter essa experiência para ver se a gente se encaixa na carreira. Eu quero me dedicar ao Corpo de Bombeiros e conhecer a profissão”, afirmou a adolescente Elineide, de 15 anos, que estuda na Escola Estadual Professora Gilvana Athaíde.

Na avaliação do coordenador do Bombeiro Mirim, o diferencial dessa edição do projeto tem sido a integração dos demais órgãos de Governo. “Nós buscamos incentivar esses meninos e meninas a serem profissionais, a se tornarem bombeiros, médicos, advogados, mostrando que eles têm potencial para isso. E hoje temos a integração das secretarias, cada uma fazendo uma ação. O Governo do Estado está se unindo um prol de um objetivo maior, que é ampliar os horizontes desses jovens”, afirmou o capitão Alexandre Morais.

O lançamento do Bombeiro Mirim no Canaã levou à Grota do Canaã os serviços da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que realizou uma vacinação na comunidade, além da aferição de pressão sanguínea e nível de glicose; da Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos (Semudh), com grupos de capoeira; da Secretaria da Cultura, que levou um grupo de Coco de Roda; da Secretaria de Estado da Prevenção a Violência (Seprev), que levou uma equipe dos Anjos da Paz para a comunidade; da Secretaria do Trabalho e Emprego (Sete), responsável pela emissão de carteiras de trabalho; e da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), que levou um grupo de reeducandos para realizar uma limpeza na comunidade.

Vida Nova nas Grotas

O programa Vida Nova nas Grotas foi lançado pelo governador Renan Filho no dia 4 de julho, em parceria com o programa da Organização das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU Habitat), como aprofundamento do programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças.

Além das melhorias estruturais previstas pelo Pequenas Obras, Grandes Mudanças, o Vida Nova nas Grotas leva ações de desenvolvimento econômico, social e de inclusão produtiva às 76 grotas de Maceió.

O líder comunitário Gilvan Oliveira destacou, durante o lançamento do projeto Bombeiro Mirim na Grota do Canaã, o impacto das ações no cotidiano dos moradores dessas comunidades.

“É um impacto muito grande. Esse é um projeto ousado do Governo de Alagoas, que está levando qualidade de vida para os moradores das grotas, valorizando essas pessoas que eram discriminadas pelo Poder Público. É realmente uma vida nova, porque uma criança que brincava na lama hoje tem um espaço limpo, de cimento, para brincar. Isso é muito gratificante”, lembrou Oliveira.

Agência Alagoas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *