Banner Pro Estrada_728x90
Home Destaque GESTÃO Comunidade Escolar promove autoavaliação em unidades da rede estadual em Maceió

GESTÃO Comunidade Escolar promove autoavaliação em unidades da rede estadual em Maceió

0
0

Ação faz parte do Dia D do Prêmio Gestão, realizado pela 13ª Gerência Regional de Educação

Nesta quarta-feira (26), gestores, professores, coordenação pedagógica e pais de alunos das escolas estaduais do Cepa e da Alta Maceió (que compõem a 13ª Gerência Regional de Educação – Gere) promoveram uma mobilização para um grande processo de autoavaliação. A ação faz parte do Dia D do Prêmio Gestão Escolar 2017, ação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) que reconhece as práticas exitosas nas escolas públicas brasileiras.

De acordo com a gerente da 13ª Gere, Mauriceia Lima, cerca de 80% das escolas da regional participaram de reuniões simultâneas neste dia, que visam propiciar uma “reflexão em comum” sobre as práticas de gestão e pedagógicas adotadas.

“Hoje estamos com toda equipe da Gere prestando assistência in loco às unidades envolvidas na ação. É um momento muito importante, onde a comunidade escolar mostra os trabalhos que estão sendo desenvolvidos. Observamos um grande comprometimento de todos”, avalia a gerente.

Durante todo o dia, as unidades de ensino avaliam quatro dimensões: análise de resultados educacionais, planejamento de ações pedagógicas, gestão participativa e gestão de infraestrutura.

Portfólio

Segundo a equipe pedagógica responsável pelo Dia D, outro ponto trabalhado durante todo o ano com as escolas foi a construção do portfólio de cada uma, que as apoiará no processo de autoavaliação e de inscrição no prêmio.

“Temos escolas com excelentes projetos e práticas, mas muitas não efetuavam um registro das ações promovidas em fotos e relatórios. Fomos às escolas, apresentamos nosso portfólio, explicamos a importância e incentivamos todas a construírem os seus”, declara a gerente Marijose Albuquerque.

Autoavaliação

Nas Escolas Estaduais Vitorino da Rocha e Maria Rosalia Ambrozzio, no Cepa, ambas com atendimento a alunos do ensino fundamental, profissionais e pais avaliaram passo a passo todas as questões inerentes à escola.

“A participação da comunidade nesse processo é importante, conhecendo a realidade, esclarecendo as dificuldades. Essa comunicação é fundamental para o bem dos alunos. Também é o momento de discutir nossos projetos, neste caso, para o Prêmio Gestão, onde, este ano, pretendemos inscrever e destacar nosso projeto da Sala de Leitura, que é nossa menina dos olhos”, declara Ana Claudia Duarte, gestora da Vitorino da Rocha.

“O processo de avaliação é contínuo mas, com essa iniciativa da Gere, com todos integrados, foi a primeira vez, e está sendo muito produtivo. Hoje estamos avaliando nosso plano de ação”, informa a gestora da Ambrozzio, Valderez Tenório, que focará o trabalho de letramento, matemática, cultura e esporte desenvolvido a partir do Novo Mais Educação para inscrição do prêmio.

Os pais presentes na iniciativa também aprovaram a ação. É o caso de Edjane Francelino Nunes, que tem seu filho matriculado na escola Rosália Ambrozzio. “É bom participar, saber o que está acontecendo e colaborar com este momento de construção”, afirma.

Agência Alagoas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *