Ambulâncias_728x90
vida_nova_728x90
Home Destaque TRANSFORMAÇÃO Reforma de três escolas beneficiam mais de dois mil alunos em Arapiraca

TRANSFORMAÇÃO Reforma de três escolas beneficiam mais de dois mil alunos em Arapiraca

TRANSFORMAÇÃO Reforma de três escolas beneficiam mais de dois mil alunos em Arapiraca
0
0

Obras foram entregues pelo governador Renan Filho e o secretário de Educação, Luciano Barbosa

 

Totalmente reformadas, três unidades da rede estadual de ensino foram entregues, nesta sexta-feira (6), em Arapiraca. O governador Renan Filho e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, inauguraram as obras executadas nas escolas Lions Club, Adriano Jorge e Aurino Maciel. O investimento beneficia 2.285 estudantes.

 

“Nós já recuperamos 157 escolas em todo o Estado em dois anos e nove meses de gestão. Nunca foi feito tanto pela Educação de Alagoas. Ontem (5), anunciei a construção de novas escolas em Poço das Trincheiras e em Senador Rui Palmeira, que não têm ensino médio; uma nova escola em Campo Alegre, uma outra em Barragem Leste, Delmiro Gouveia; e mais uma em Maragogi. Em breve, vamos anunciar novas escolas em São Sebastião, em Pariconha, Rio Largo, Coité do Nóia e Canapi. Essas são as novas, mas já construímos dez”, informou o governador.

Márcio Ferreira

Ele acrescenta que em 2018, o ano letivo já terá início com 50 escolas em tempo integral. Na atualidade, são 35 em funcionamento. “Vamos caminhar para 10 mil alunos matriculados e estudando em tempo integral em todo o Estado”, citou Renan Filho.

 

Reformas

A primeira obra de reforma entregue em Arapiraca nesta sexta-feira foi na Lions Club, localizada na Rua José Terto, Jardim Tropical. Com 617 alunos, a unidade já conta com ensino em tempo integral desde o início do ano. “Mudou tudo aqui, porque essa escola estava acabada”, afirmou a estudante Joyce Kemelly, 16 anos, aluna do 1° Ano do Ensino Médio. A escola receberá, em breve, um ginásio de esportes, cujas obras já começaram. Ao todo, Arapiraca já conta com nove ginásios construídos e um reconstruído.

Márcio Ferreira

“A reforma na Escola Lions Club melhorou, inclusive, a forma de trabalharmos a parte pedagógica. A satisfação é percebida claramente na face dos alunos e dos professores”, revelou a articuladora pedagógica, Fátima Araújo. Com 10 salas de aulas, a Lions Club teve toda a sua estrutura física recuperada: a cozinha foi ampliada, novo refeitório e as salas ganharam aparelhos de ar condicionado.

 

No que diz respeito à Educação, o vice-governador afirma que o Governo do Estado adotou, desde o início desta gestão, uma conduta posta em prática diariamente. E citou: “Nós só podemos transformar a educação na sala de aula. Não se transforma a educação no Gabinete do secretário. Transforma-se a educação valorizando o profissional, ofertando infraestrutura às escolas, fazendo com que os servidores possam desenvolver o seu trabalho para que tenham como foco o aluno e, consequentemente, uma educação de qualidade”, citou o secretário de Estado da Educação. Ele lembrou, ainda, que até o fim de novembro será lançado o edital destinado ao concurso público da Educação. Serão ofertadas 800 vagas.

Márcio Ferreira

A próxima escola entregue totalmente reformada em Arapiraca nesta sexta-feira foi a Adriano Jorge. Primeira unidade da rede estadual de ensino de Arapiraca, o prédio histórico, tombado pelo município, não passava por uma reforma há 20 anos. “Nossa escola é linda, mas faltava a comunidade descobrir. E foi isso o que a reforma fez, valorizou”, confessou a diretora Valéria Santos.

 

Com sete salas de aula e 808 alunos matriculados do 6º ao 9º ano e no ensino médio regular noturno, a Adriano Jorge possui um dos melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre as unidades da rede estadual. Com a reforma, foi feita a substituição do revestimento, a recuperação da rede elétrica, a modernização dos laboratórios de matemática e ciências e a instalação de espaços para acessibilidade aos idosos e cadeirantes.

 

Por fim, governador e o secretário Luciano Barbosa entregaram a reforma da Escola Estadual de Educação Básica Aurino Maciel. Localizada no bairro Capiatã, a unidade de ensino conta com 860 alunos. O prédio ganhou nova coberta, estacionamento, rampas de acessibilidade, pintura e uma revitalização de seus jardins, que foram acrescidos de espaços de convivência. A escola também será contemplada com um ginásio. As obras estão em estágio avançado.

 

“Construídos e em construção, já temos 70 ginásios de esporte levantados em todo o Estado. Por isso, facilmente, vamos chegar a cem ginásios até o final do próximo ano”, projeta Luciano Barbosa.

 

A diretora da Escola Estadual Aurino Maciel, Josefa Selma, conclamou a comunidade escolar a manter a estrutura física preservada, após a reforma. “Hoje é um dia muito importante para todos nós. Espero contar com a colaboração de todos para manter esse ambiente conservado”, afirmou a diretora.

 

Prestigiaram as solenidades o secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Régis Cavalcante; o secretário executivo de Comunicação, Eduardo Brasil; os deputados estaduais Ricardo Nezinho, Severino Pessoa e Tarcísio Freire, vereadores, dentre outras autoridades.

 

Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira

Agência Alagoas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *