AGUA 18/06
Home Geral Arapiraca Pioneiro: Programa Gari Comunitário é implantado no Residencial Vale do Perucaba

Pioneiro: Programa Gari Comunitário é implantado no Residencial Vale do Perucaba

Pioneiro: Programa Gari Comunitário é implantado no Residencial Vale do Perucaba
0
0

 

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, acaba de implantar um projeto pioneiro na cidade: trata-se do Programa Gari Comunitário, que começa a render bons frutos no Conjunto Residencial Vale do Perucaba e poderá se estender para outras comunidades arapiraquenses.

Dois garis comunitários foram contratados e capacitados pela Eleva Ambiental, empresa responsável pela limpeza pública na cidade de Arapiraca. Eles acessam áreas onde o caminhão coletor não consegue chegar, recolhendo o lixo na porta das casas e destinando-o até um dos quatro pontos de coleta do bairro.

O residencial foi entregue há pouco mais de dois anos e, devido a baixa qualidade da obra, mais da metade das ruas cederam, impossibilitando o acesso dos caminhões coletores. Diante da situação, os moradores acabavam depositando o lixo em locais impróprios, a exemplo de terrenos baldios, áreas verdes e na própria via pública, contribuindo para a proliferação de moscas, ratos e mau cheiro.

IMG_6959

Um dos garis comunitários contratados foi o jovem Moisés Niconedes Damasceno, de 25 anos. Aprovado recentemente no curso de Física da Universidade Federal de Alagoas, (Ufal), Móisés estava desempregado e, ao mesmo tempo preocupado, em não ter condições financeiras para se manter estudando.

Agora, contratado como gari comunitário, o jovem disse que está unindo o útil ao agradável. “Estou tendo a oportunidade de cuidar da minha rua, do meu bairro e ainda receber por isso. Conheço quase todos os moradores e todas as orientações podem chegar a eles com mais facilidade através de mim”, frisou Moisés.

De acordo com a secretária municipal de Serviços Públicos, Vanessa Sampaio, esses profissionais têm todos os seus direitos trabalhistas garantidos. “Os garis comunitários são contratados pela Eleva Ambiental, possuem carteira assinada e todos os direitos trabalhistas assegurados. São pessoas da comunidade que conhecem as dificuldades e a rotina da comunidade, sendo personagens fundamentais para a manutenção da limpeza na localidade de difícil acesso”, frisou.

IMG_7006

Na manhã desta sexta-feira (17) Vanessa Sampaio e a superintendente de Limpeza, Cátia Oliveira, estiveram no Vale do Perucaba, onde acompanharam o trabalho dos garis comunitários e também ouviram a opinião dos moradores, entre eles o presidente da associação comunitária, José Cícero de Farias.

“Como o caminhão não consegue acessar muitas ruas o lixo aqui era jogado em qualquer canto e a fedentina era terrível. Agora, com o trabalho dos garis comunitários, a situação está bem diferente, uma vez que eles são preparados para atuarem como multiplicadores da educação ambiental junto à comunidade, informando sobre o dia da coleta domiciliar no bairro e a importância do armazenamento correto do lixo”, frisou o líder comunitário.

Aos moradores, a secretária voltou a enfatizar a colaboração da população, lembrando que a limpeza da cidade é um dever de todos, do poder público e dos munícipes. “Faço um apelo a população para que respeite e auxilie o trabalho realizado pelo gari comunitário, pois além de ser um morador da comunidade ele trabalha para manter o ordenamento no manejo de resíduos” assegurou Vanessa.

Os garis comunitários trabalham diariamente, de segunda a sexta-feira, dando suporte ao serviço de coleta domiciliar que acontece três dias na semana (terça, quinta e sábado), além do serviço de coleta de material inerte, mais conhecidos como resíduos.

Assessoria

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *