AGUA 18/06
Home Geral Arapiraca Arapiraca supera Maceió entre os municípios mais violentos ao público jovem

Arapiraca supera Maceió entre os municípios mais violentos ao público jovem

Arapiraca supera Maceió entre os municípios mais violentos ao público jovem
0
0

O Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ 2017) analisou, também, o quadro de dois municípios de Alagoas com população superior a 100 mil habitantes. Arapiraca e Maceió se destacam nacionalmente com vulnerabilidade muito alta e alta, respectivamente, ao público com idade entre 15 e 29 anos. O município do Agreste ocupa a 16ª posição no ranking de mais inseguro entre os que aparecem neste levantamento.

Arapiraca registrou IVJ de 0,512 em 2015 e indicador de mortalidade por homicídio de 0,477. Já Maceió está na 52ª colocação, com vulnerabilidade de 0,463 e indicador de mortalidade de 0,534.

O estudo mostra que uma fatia de 17,4% desses jovens reside em municípios com alta ou muito alta vulnerabilidade. Eles estão distribuídos em 59 dos 304 municípios com mais de 100 mil habitantes. Se considerarmos a situação mais grave, ou seja, os municípios de vulnerabilidade muito alta, serão 21 localidades.

O levantamento aponta que a vulnerabilidade de jovens está bastante concentrada no País e que pode ser enfrentada com uma política de foco territorial.

A concentração geográfica também é visível no âmbito das regiões: as regiões Nordeste e Norte e têm as maiores proporções de municípios entre as duas faixas de mais alta vulnerabilidade (46,8% e 42,3%, respectivamente). Dez dos 21 municípios com mais alta vulnerabilidade estão na região Nordeste.

Foto por: Arquivo/ Já é Notícia

Na região Nordeste, por exemplo, predominam os municípios de média e alta vulnerabilidade, com uma quantidade significativa de municípios com muito alta vulnerabilidade e nenhum município com baixa vulnerabilidade.

gazetaweb

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *