Ambulâncias_728x90
vida_nova_728x90
Home Destaque NESTA QUINTA (18) Seduc inaugura primeiro espaço de formação em tecnologia para professores

NESTA QUINTA (18) Seduc inaugura primeiro espaço de formação em tecnologia para professores

NESTA QUINTA (18) Seduc inaugura primeiro espaço de formação em tecnologia para professores
0
0

Na ocasião, haverá também a inauguração do Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologia para Professores (Efex) no Cepa

Os professores e estudantes da rede pública estadual ganharão um forte aliado para o fomento das ações de ciência, tecnologia e inovação nas escolas. A inauguração do primeiro Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologia para Professores (Efex) de Alagoas, que acontece nesta quinta-feira (18), a partir das 10h, no Cepa, com a participação do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa. Também na quinta-feira, o órgão promove workshop para o desenvolvimento do “Plano Estadual de Inovação e Tecnologia Educação de Alagoas (PEITE/AL)”, ação que se estende até a sexta-feira (19).

 

Para alinhar ações já realizadas e estabelecer prioridades e necessidades, a Seduc, por meio de sua Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED), vai promover o workshop. O superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa Martins, explica que as ideias para elaboração do plano serão para fomentar a competência dos profissionais; definir o material e a infraestrutura necessária e criar uma visão sobre Inovação e Tecnologia.

 

“Nestes últimos anos, atuamos na promoção de uma educação com tecnologia e inovação para nossos alunos e investimos em diversas ações: foram cerca de 100 escolas com novos laboratórios de informática e salas de robótica; implantação de bolsas de pesquisa para os estudantes, além do programa Escola Web (plataforma digital com conteúdos de aprendizagem digital). Agora, chegamos a um ponto que precisamos definir prioridades e organizar perspectivas de projeção”, declara.

 

 

A elaboração do PEITE/AL é feita em parceria com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). O foco do primeiro dia é discutir as necessidades e desafios com alunos, professores, coordenadores e articuladores de escolas de todo Estado. O segundo dia será focado nos líderes estratégicos da gestão pública estadual. Serão apresentados resultados do uso pedagógico das tecnologias no Estado de Alagoas desde 2016, pelo Guia Edutec.

Efex

O espaço visa promover a discussão e formação continuada entre os professores da rede pública sobre práticas e estudo tecnológicos.  A sala do Efex está sendo equipada com quadros móveis, tabletes, cortadora a laser, impressoras 3D, materiais de robótica, marcenaria e de audiovisual.

 

 

Programação

18/01 (qui)
10h – 12h: Inauguração do Efex
13h – 15h: Apresentação e discussão de conceitos de TICs na Educação
15h – 17h: Dinâmicas de visão de futuro e mapeamento de ações

19/01 (sex)
Manhã: Apresentação e discussão de conceitos – formato do PEITE-AL

Tarde: Definição de prioridades e visão

Agência Alagoas

 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *