Ambulâncias_728x90
vida_nova_728x90
Home Destaque DIAGNÓSTICO Sesau promove neste sábado (21) testagem itinerante de HIV em Maceió

DIAGNÓSTICO Sesau promove neste sábado (21) testagem itinerante de HIV em Maceió

DIAGNÓSTICO Sesau promove neste sábado (21) testagem itinerante de HIV em Maceió
0
0

Ação vai acontecer no Shopping Pátio Maceió, das 10h às 21h, no bairro Cidade Universitária

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Programa de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Aids e Hepatites Virais, promove neste sábado (21), das 10h às 21h, no Shopping Pátio Maceió, o Projeto Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante. Por meio dele, a população terá acesso a ações de prevenção e diagnóstico, com testes rápidos de sífilis, hepatite e HIV.

 

De acordo com Sandra Gomes, coordenadora do Programa de Combate às ISTs/Aids e Hepatites Virais da Sesau, a testagem rápida é feita com apenas uma gota de sangue, através de punção digital, da mesma forma que é feito o teste de glicemia para diabéticos. O resultado é liberado após 30 minutos da execução do teste.

 

“É importante lembrar que o teste rápido de HIV, sífilis e hepatite, tem resultado com 99,99% de acerto. Os testes rápidos para sífilis, hepatite B e C são de triagem, e em resultados positivos são necessários exames laboratoriais confirmatórios. Enquanto que o teste de HIV é um teste diagnóstico e, em resultados positivos, a pessoa é imediatamente encaminhada ao tratamento e aos exames complementares para detecção de carga viral, dentre outros”, destacou Sandra Gomes.

 

O Brasil, que é signatário da meta 90-90-90, da Organização Mundial de Saúde (OMS), pactuou que até 2020, 90% das pessoas portadoras de HIV devem ter conhecimento da sua situação sorológica. Ela também prevê que 90% das pessoas vivendo com HIV/Aids devem ter acesso à atendimento especializado e 90% destas devem manter sua carga viral indetectável.

 

Com o alcance das metas, conforme Sandra Gomes, é possível controlar a epidemia do HIV, já que a carga viral sustentadamente indetectável, é garantia de ausência de transmissão do vírus, que é por via sexual ou vertical (da mãe para seu filho). “Ampliar a capacidade de testagem é o primeiro passo em busca da meta 90-90-90”, garantiu.

 

Se o resultado for positivo

Após receber o resultado positivo, o encaminhamento ao tratamento é imediato e a adesão ao mesmo é fundamental para uma adequada qualidade de vida. É imprescindível o uso contínuo do preservativo para se evitar reinfecção e transmissão do vírus para outras pessoas.

 

Segundo a Sandra Gomes, pessoas que tiveram algum comportamento de risco nos 30 dias que antecederam o teste e resultado negativo, devem repeti-lo após 1 mês. Com isso, ele irá se certificar do resultado, pois, em alguns casos, pode haver um resultado falso negativo (a janela imunológica é de 30 dias para o teste de HIV). A ação também acontecerá no sábado (28), das 15h às 21h, no Supermercado Super Giro, no bairro Prado, em Maceió.

Agência Alagoas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *