AGUA 18/06
Home Destaque Morre a religiosa holandesa Irmã Redempta, grande referência da educação sertaneja

Morre a religiosa holandesa Irmã Redempta, grande referência da educação sertaneja

Morre a religiosa holandesa Irmã Redempta, grande referência da educação sertaneja
0
0
Redes SociaisA833fb6b 9aaf 4f35 a326 37174333e681

Faleceu na manhã desta quarta-feira, 06, no hospital Clodolfo Rodrigues de Melo, em Santana do Ipanema, a religiosa holandesa, Irmã Redempta. A freira estava internada na unidade de saúde desde o dia 29 de maio, quando sofreu um AVC, doença popularmente conhecida como derrame cerebral. Seu corpo será velado nesta quarta, na Escola João Paulo II, em São José da Tapera, e na quinta-feira, 07, será trasladado até a cidade de Pão de Açúcar, onde será sepultado no cemitério São Francisco de Assis.

Jacoba Maria Bogrs, popularmente conhecida por Irmã Redempta, holandesa, freira e ex-parteira, saiu da Holanda para o ingresso de serviços integrados da Cruz Vermelha e se destacou no Brasil, onde chegou em agosto de 1966, especialmente nos municípios de Pão de Açúcar, Palestina e São José da Tapera. Prestes a completar 87 anos no dia 17 de agosto de 2018, Jacoba Maria Bogrs nasceu na Vila de Bavel-Ginneken, município de Brabant do Norte, localizado ao sul dos Países Baixos.

A irmã Redempta dedicou a sua vida aos pobres e excluídos, oferecendo-lhes todas as suas forças e amor. A admiração e o entusiasmo por eles, romperam os limites geográficos da Holanda, espalhando-se pelo território brasileiro e pelo mundo até chegar a São José da Tapera e a todo sertão alagoano. A religiosa foi uma das mais importantes, influentes e notórias ativistas humanitárias do sertão, onde suas grandes obras de caridade são referência estadual e ganharam repercussão pelo país.

Colégio São Vicente e Escola João Paulo II

Fundou, juntamente com o apoio do Padre Petrúcio (Pároco de Pão de Açúcar) e as irmãs Franciscanas, Odiliana e Clementina, o Colégio São Vicente, em Pão de Açúcar, e a Escola João Paulo II, em São José da Tapera, que é referência educacional no estado de Alagoas. A instituição é uma escola privada que faz filantropia no sertão desde as décadas passadas. As inúmeras bolsas de estudos dadas à população sertaneja para o ingresso nas instituições educacionais João Paulo II, Colégio São Vicente ou até mesmo na Faculdade São Vicente, foram marcas filantrópicas da Irmã Redempta. Muitos alunos, até hoje, são apadrinhados por famílias holandesas, através da mesma. A Escola João Paulo II nos últimos anos sempre esteve entre as melhores escolas do estado de Alagoas, além de ser a melhor instituição de São José da Tapera, segundo os dados do INEP/ENEM.

Homenagens

Após muitos serviços prestados no Brasil, exclusivamente no sertão alagoano, a generosidade de Jacoba Maria Bogrs, ganhou muitas homenagens por toda sua solidariedade. Uma das mais belas homenagens foi a nomeação de uma escola municipal, em São José da Tapera. A Escola Municpal Elizabeth Jacoba Maria Bogrs é considerada uma das mais importantes instituições públicas do município. A escola conta com uma estrutura admirável e um grupo de docentes dedicados a educação.

Morre aquela considerada uma das maiores referências educacionais da região sertaneja, com 56 anos de serviços prestados aos mais carentes.

COM CADAMINUTO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *