AGUA 18/06
Home Destaque EM MACEIÓ Governo de AL marca presença no maior evento científico da América Latina

EM MACEIÓ Governo de AL marca presença no maior evento científico da América Latina

EM MACEIÓ Governo de AL marca presença no maior evento científico da América Latina
0
0

Articulado pela Fapeal, estande de órgãos do Estado apresenta programação gratuita para toda a família, de 22 a 28 de julho

De 22 a 28 de julho acontece a 70ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O momento representa a realização de um projeto iniciado ainda em 2015, com os diálogos propostos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), que coordenou a interlocução necessária para trazer o evento pela primeira vez a Maceió. Estima-se um público de até 10 mil pessoas, em oito dias.

 

Os órgãos parceiros do estande são o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA), a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), a Imprensa Oficial Graciliano Ramos e a Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve).

 

Com o tema “Meio ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade”, as atividades propostas pelo Governo de Alagoas irão convergir em atrações imersivas e tecnológicas, como realidade aumentada e projeção de vídeo em sala escura, mas sem perder o lado lúdico: contação de histórias, oficinas depapercraft e diversas atividades de educação ambiental estão programadas para acontecer pelas manhãs e tardes, da segunda (22) ao sábado (28).

 

O estande

O estande dispõe de 200 m² e contará com três áreas munidas de programações específicas, além de um quarto espaço destinado ao atendimento do público e esclarecimento de informações. Inspirada nos biomas do semiárido e com uma decoração que remete ao agreste e à caatinga de Alagoas, a área infantil irá aglomerar o maior número de atividades, sendo a maioria delas ofertadas pelo IMA, com os temas: “Alga não é lixo”, curiosidades sobre a fauna e flora alagoana, o tráfico e a criação legal de animais silvestres, exposição de cobras e serpentes, oficina de frutos secos, entre outras. Há atividades tanto para o público infantil quanto para jovens e adultos.

 

Na segunda área, o design tem a caracterização do fundo do mar, mas trazendo também a tecnologia da realidade aumentada: Quem estiver participando poderá manipular, de um aplicativo para as telas de TV, quatro espécies da fauna subaquática da orla de Maceió. Este material é inspirado no trabalho fotográfico do biólogo e bolsista da Fapeal Juliano Fritsch, que atua no IMA, com o reconhecimento e preservação destas espécies.

 

A terceira sala é a única que será totalmente fechada, permitindo apenas a entrada e saída de um grupo de pessoas, pois trará uma experiência imersiva de projeção de vídeo, em 360º. Em pauta, estará a degradação ambiental provocada pela ação humana, fazendo repensar as questões de responsabilidade sobre suas consequências, mas revelando também qual são as respostas buscadas atualmente para desacelerar este complexo. Sendo assim, a relevância do tema e a inclusão do público dentro do vídeo, que dispõe de conteúdos e trilha sonora próprias, abrilhantam o fim do percurso do estande, mas é sempre possível voltar e participar das atividades novamente.

 

Secti, Imprensa Oficial e Desenvolve também adicionam conteúdos específicos à programação. As atividades são gratuitas e sem restrições etárias.                  .

 

A SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência representa pela menos 150 sociedades científicas de todo o Brasil, levantando as pautas de Ciência, Tecnologia e Inovação. Fundada em 1948, ela criou políticas e diálogos responsáveis por delinear boa parte do panorama acadêmico e de educação no Brasil. Foi precursora para diversas organizações e associações que desenvolveram o arcabouço tecnológico e de pesquisa no país, além de possuir representantes oficiais em mais de 20 conselhos e comissões governamentais e assento permanente no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT).

As inscrições para submissão de trabalhos se encerraram, mas quem desejar assistir a programação do congresso, com certificado, ainda pode se inscrever acessando o site. No entanto, todas as atividades são de livre acesso. E para a imprensa, o credenciamento já está aberto, neste link.

Serviço:

Estande do Governo de Alagoas na SBPC

Coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal)

Datas: De 22 e 28 de Julho

Local: O Congresso ocorrerá de 23 a 28 de julho na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A Sessão solene de abertura será realizada no dia 22 de julho, domingo, das 18h00 às 21h00, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

Horário da ExpoT&C (área dos estandes): 08h às 18h

Maiores Informações: Ascom Fapeal – 3315-2256

Assessora de Comunicação: Naísia Xavier (82) 9 9691-2578

Jornalista: Tárcila Cabral (82) 9 9669-1866

Relações Públicas: Mateus Gomes (82) 9 9951-5756

Agência Alagoas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *