AGUA 18/06
Home Destaque MP apura supostas irregularidades na contratação de servidores em Carneiros

MP apura supostas irregularidades na contratação de servidores em Carneiros

MP apura supostas irregularidades na contratação de servidores em Carneiros
0
0

Procedimento preparatório está publicado no Diário Oficial desta sexta-feira

Ministério Público Estadual (MPE), por intermédio da Promotoria de Justiça de São José da Tapera, resolveu abrir procedimento preparatório, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (27), para apurar supostas irregularidades no município de Carneiros. Entre elas, estão contagem do tempo fictício de serviço de alguns servidores e desrespeito à ordem de classificação de concurso.

Conforme consta na publicação, são funções institucionais do Ministério Público zelar pelo efetivo respeito dos poderes públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados na Constituição Federal, bem como promover a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.

Além disso, a promotoria leva em conta a investidura em cargo ou emprego público, que depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, nos termos do art. 37, II, da CF.

O principal objetivo do procedimento preparatório é investigar a suposta contratação ilegal de pessoal, possível contagem de tempo fictício de serviço de alguns servidores e provável desrespeito à ordem de classificação de concurso público.

Por tais razões, a promotoria resolveu expedir ofício ao município de Carneiros, por seu representante, para requisitar a apresentação, em até 10 dias, de manifestação acerca dos fatos narrados na representação, indicando, de forma detalhada e específica, com documentos (ato de nomeação, ato de aposentadoria, cargo, lotação, data de admissão, remuneração, etc.), a situação de todos os servidores mencionados, além de apresentar outras informações e documentos necessários ao esclarecimento das irregularidades apontadas, bem como eventuais providências adotadas para saná-las.

A promotoria também expediu outro ofício para requisitar a apresentação da relação completa, contendo nome, qualificação, período ou períodos de vigência da respectiva contratação e lotação de todos os contratados a título de temporários. Outros pedidos estão dispostos na publicação do Diário Oficial, que é assinada pelo promotor de Justiça de São José da Tapera, Fábio Bastos Nunes.

MARIBONDO

O Diário traz outra portaria, desta vez originária do município de Maribondo, cuja promotoria resolveu instaurar inquérito civil para apurar supostas irregularidades em procedimentos licitatórios.

A publicação leva em conta a necessidade de aprofundamento e estudo de diligências já realizadas, além da realização de outras imprescindíveis à resolução de fatos. A portaria é publicada pelo promotor de Justiça da cidade, Marllisson Andrade Silva.

GAZETAWEB

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *