AGUA 18/06
Home Destaque Mulher fica sem respirar por causa de tumor enorme de 27 kg na barriga

Mulher fica sem respirar por causa de tumor enorme de 27 kg na barriga

Mulher fica sem respirar por causa de tumor enorme de 27 kg na barriga
0
0

Uma mulher de 53 anos deu entrada no Hospital KK de Mulheres e Crianças, em Singapura, com um “bola” enorme em sua barriga e com dificuldades para respirar. Após o diagnóstico, médicos revelaram que a massa era um mioma uterino, tumor benigno no útero, que estava pensando 27 kg.

Quando chegou ao pronto-socorro, ela estava incapaz de se mover. A massa tinha tomado a maior parte de suas cavidades abdominais e pélvicas, impedindo que o ar chegasse aos seus pulmões.

Segundo especialistas, a condição aparece na idade fértil de mulheres e cresce gradualmente se não for tratado. O mioma não é cancerígeno, mas pode ser fatal se crescer demais, pois pode deformar órgãos próximos. No caso desta paciente, os profissionais de saúde conseguiram remover o tumor.

Para Poh Ting Lim, residente de ginecologia no Hospital KK, a moça não havia procurado atendimento médico antes com medo de alguma cirurgia. Mas não teve como escapar: ela passou por várias operações para retirar o mioma, que tinha cerca de 25 centímetros de comprimento. Ela também fez uma plástica para reconstruir sua parede abdominal, que foi destruída por causa da massa.

O relatório foi publicado pela revista médica BMJ Case Reports, e descrevia que a mulher era da Malásia, estava na menopausa e era virgem. De acordo com o documento, miomas uterinos são o tumor pélvico mais comum entre as mulheres, principalmente a partir dos 50 anos de idade. A maioria não sabe quando tem a condição, pois raramente há sintomas.

A mulher malaia, por exemplo, não apresentou sintomas. Segundo Lim, a paciente não sentiu nada pois o mioma cresceu lentamente, permitindo que seu corpo se adaptasse a ele.

Uma semana depois das cirurgias a moça recebeu alta. Dois meses depois do caso ela já respirava e andava normalmente, conforme demonstrou o relatório do caso.

Geralmente, os miomas uterinos não pesam mais do que 11 kg. Situações extremas, como a da moça malaia, são raras porque a maioria dos tumores são detectados em exames de rotinas.

De acordo com o The Washigton Post, os médicos não sabem o que causa miomas uterinos, mas pesquisas apontam para fatores como alterações genéticas e hormônios. Características como hereditariedade e raça também influenciam.

Confira a imagem do tumor retirado após as operações.

BMJ Case Reports 2018
Fonte: Galileu

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *