AGUA 18/06
Home Destaque DEB Ministro afirma que Alagoas elevou qualidade da educação de forma consistente em 4 anos

DEB Ministro afirma que Alagoas elevou qualidade da educação de forma consistente em 4 anos

DEB Ministro afirma que Alagoas elevou qualidade da educação de forma consistente em 4 anos
0
0

Rossieli Soares e o governador Renan Filho inauguraram o Campus Arapiraca do Instituto Federal

 

O ministro da Educação, Rossieli Soares, afirmou, nesta sexta-feira (27), em Arapiraca, que Alagoas elevou de forma consistente o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ele e o governador Renan Filho estiveram na capital do agreste para a inauguração das instalações definitivas do Campus Arapiraca do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

 

O ministro enfatizou que o crescimento do Ideb de Alagoas “não é à toa”, se deve às políticas públicas educacionais implementadas pelo Governo do Estado nos últimos quatro anos, a exemplo das 50 escolas em tempo integral e do Programa Escola 10.

Márcio Ferreira

“Quem assistiu à transmissão dos resultados do Ideb e do Saeb (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) viu que, a cada dois minutos, eu citava o exemplo do que o Estado de Alagoas está fazendo. A gente, por muito tempo, acostumou-se de forma negativa a ver o Estado nas últimas posições e quando você ver Alagoas crescer de forma consistente nesses últimos quatro anos e chegar onde chegou é um grande passo”, declarou o ministro da Educação, durante entrevista coletiva.

 

“Não é um crescimento à toa. Temos olhado e acompanhado muito de perto a evolução (da educação) de Alagoas, mostrando que é possível mudar essa situação”, acrescentou.

 

O governador recordou que Alagoas registrou um dos maiores crescimentos do Ideb em âmbito nacional e que a meta para o segundo mandato é deixar o Estado entre os cinco com melhor qualidade da educação em nível médio do Brasil.

Márcio Ferreira

“O lugar reservado a nossa educação no passado era sempre o último. A gente conseguiu mudar isso. Alagoas foi, no nível médio – que é de responsabilidade do Estado – o que mais cresceu em qualidade da educação no Brasil. Nós saltamos de último lugar para 16° e a ideia é que, nos próximos quatro anos, a gente coloque Alagoas entre os cinco Estados com a melhor qualidade da educação no nível médio do país. Esse é o desafio”, declarou Renan Filho, ao lado do vice-governador, Luciano Barbosa, e da secretária de Estado da Educação, Laura Souza.

 

Ifal

O ministro e o governador inauguraram as novas e definitivas instalações do Campus Arapiraca do Ifal. A unidade foi criada em 2010, como resultado da expansão da Rede Federal de Educação Técnica e Tecnológica em todo o país. As aulas e demais atividades, entretanto, ocorriam de forma provisória em imóveis cedidos e alugados.

 

Com a inauguração, o IFAL de Arapiraca passa a contar com prédio próprio, dotado de modernas instalações. A unidade de Arapiraca possui mais de mil alunos e conta com 89 servidores. O Ifal fica numa área total de quase 60 mil m², já o prédio ocupa 5.577,39m² e conta com 13 salas de aula, laboratórios, quadra de esportes, campo de futebol, refeitório, áreas de lazer e espaços destinados à convivência.

Márcio Ferreira

Possui, ainda, auditório com capacidade para cerca de 170 pessoas e biblioteca com dois pavimentos, áreas reservadas para estudo e espaço com computadores. O prédio é totalmente acessível, inclusive com elevadores para cadeirantes. O local também comporta estacionamento e uma área verde que deve ser destinada para o cultivo de horta orgânica.

 

Renan Filho disse que, ao lado de Luciano Barbosa, sempre foi um grande entusiasta da expansão do Ifal em Alagoas. Como prefeitos de Murici e de Arapiraca, respectivamente, recordou que conseguiram aprovar a construção dos campi das duas cidades.

 

“O de Murici já foi entregue e agora estamos inaugurando o Campus de Arapiraca com a estrutura 100% pronta. Isso vai dá mais condições para que o Instituto Federal preste aqui um grande serviço, ajude a formar os alagoanos, a qualificar a nossa mão de obra e assim facilitar o acesso ao mercado de trabalho, elevando a produtividade da nossa economia, o que fará, sem dúvidas, Alagoas avançar mais rapidamente”, avaliou o governador.

Márcio Ferreira

Localizado no agreste alagoano, o Campus Arapiraca do IFAL iniciou suas atividades no segundo semestre de 2010 e desenvolve atividades em permanente diálogo com a sociedade local e com 20 cidades circunvizinhas, oferecendo os Cursos Técnicos Integrado de Nível Médio nas áreas de Informática e Eletroeletrônica, nos turnos matutino e vespertino; e o Curso Técnico Subsequente de Eletroeletrônica noturno.

 

A partir do primeiro semestre de 2019, um novo curso subsequente vai ser ofertado, o de Logística. O Campus oferta ainda cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Programa Mulheres Mil.

 

Participaram, ainda, da solenidade de inauguração do Campus Arapiraca, o senador Renan Calheiros, o reitor do Ifal em Alagoas, Sérgio Teixeira; o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo; o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes; o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Odilon Máximo; o deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o “Paulão “, dentre outras autoridades.

 

Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira
Márcio Ferreira

 

Agência Alagoas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *