Ambulâncias_728x90
vida_nova_728x90
Home Geral Educação INCLUSÃO Seduc abre 350 vagas para cursos gratuitos de Libras esta semana

INCLUSÃO Seduc abre 350 vagas para cursos gratuitos de Libras esta semana

INCLUSÃO Seduc abre 350 vagas para cursos gratuitos de Libras esta semana
0
0

Matrículas para Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez Joelina Cerqueira (CAS) acontecem na próxima quinta-feira (24); na Escola Estadual Tavares Bastos, inscrições serão na segunda-feira (28)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está ofertando 350 vagas para cursos gratuitos da Língua Brasileira de Sinais (Libras). As aulas acontecem no Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez Joelina Cerqueira (CAS), na Jatiúca, e na Escola Estadual Tavares Bastos, na Praça do Centenário, no Farol. As matrículas serão presenciais em ambas as instituições.

A primeira a abrir matrículas é o CAS, que, nesta quinta-feira (24), promove inscrições para 200 vagas do Básico 1 de Libras (nível iniciante). O atendimento será das 8h às 12h na sede do CAS, na Rua Ernesto Gomes Maranhão, na Jatiúca, próximo à Escola Estadual Rosalvo Lobo e à feirinha da Jatiúca.

Já na Escola Estadual Tavares Bastos, são 150 vagas – 100 para o Básico 1 e 50 para o Básico 2 – e as matrículas acontecem na próxima segunda-feira (28), no horário das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Em ambos os casos, as matrículas serão por ordem de chegada e, devido à alta procura, é possível que as vagas sejam preenchidas antes do final do horário de atendimento. Por isso, recomenda-se que o interessado chegue cedo ao local de matrículas.

Tanto para o CAS como para a Tavares Batos, a documentação requerida é a mesma: foto 3×4, RG, CPF e comprovante de residência (originais e cópias). Caso menor de 18 anos, pais e/ou responsáveis legais devem comparecer para efetivar a inscrição. Os cursos são abertos para toda a comunidade e a idade mínima de inscrição é de 15 anos de idade.

Importância da Libras

A supervisora de Educação Especial da Seduc, Lorena Leão, aponta a importância da língua de sinais como ferramenta de inclusão social e para a qualificação profissional.

“O curso de Libras é um aprendizado para a vida, ela se tornou tão importante que existem leis que dispõem sobre ela. Libras se faz essencial para o convívio cada vez mais acessível na sociedade. Ela permite acessibilidade, a promoção da inclusão social e possibilita a integração no âmbito educacional. O curso se torna um destaque no currículo profissional de diversas áreas”, relata.

Aulas

No CAS, as aulas iniciam a partir da primeira segunda-feira de fevereiro (04/02) e vão até junho deste ano. Na Tavares Bastos, uma segunda turma inicia em março, com término das aulas em julho. O curso é composto de uma aula semanal, no período noturno, de 19h às 21h30, na Escola Tavares Bastos e nos turnos matutino e vespertino no CAS.

Calendário

Dia 24 de janeiro – Matrículas de Libras no Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez Joelina Cerqueira (CAS), nível Básico 1, Rua Ernesto Gomes Maranhão (ao lado da Escola Estadual Rosalvo Lobo), na Jatiúca, das 8h às 12h;

Dia 28 de janeiro – Matrículas de Libras na Escola Estadual Tavares Bastos, níveis Básico 1 e 2, na Praça do Centenário, Farol, no horário de 8h às 11h e 13h às 17h.

Agência Alagoas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *