Ambulâncias_728x90
vida_nova_728x90
Home Destaque ESCREVENDO O FUTURO Inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa podem ser feitas até 30 de abril

ESCREVENDO O FUTURO Inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa podem ser feitas até 30 de abril

ESCREVENDO O FUTURO Inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa podem ser feitas até 30 de abril
0
0

Já estão abertas as inscrições para a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) convida todos os municípios alagoanos a confirmarem sua adesão e os professores das redes municipais, estadual e federal a efetuarem as inscrições até 30 de abril.

Adesão e inscrições são gratuitas, por meio do portal https://www.escrevendoofuturo.org.br, que também disponibiliza o regulamento completo e material orientador aos professores.

Uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada de Língua Portuguesa, por meio do programa Escrevendo o Futuro, é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. O programa também oferece formações aos professores.

Podem participar alunos do 5º ano do ensino fundamental à 3a série do ensino médio, em cinco gêneros textuais: no 5º ano do ensino fundamental, poema; 6º e 7º anos, memórias literárias; 8º e 9º anos, crônica; 1a e 2a séries, documentário e 3a série do ensino médio, artigo de opinião.

Na categoria documentário, a novidade desta edição, os estudantes trabalharão em trio, sob a coordenação de um professor e deverão postar o projeto (sinopse, argumento e roteiro) e um vídeo no formato mp4 de, no máximo cinco minutos, incluindo os créditos, no portal da Olimpíada.

O tema das produções é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com as respectivas comunidades e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Em 2016, Bruno Kawã, de Rio Largo, foi ouro na OLP e recebeu homenagem de Renan Filho e Luciano Barbosa (Foto: Valdir Rocha)

Finalista – Na última edição da OLP, em 2016, três estudantes da rede municipal de Rio Largo conquistaram medalhas para Alagoas: Bruno Kawã Correia, ouro na categoria poema pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Rosineide Tereza Martins da Conceição; Tatiane Vitória da Silva Santos, prata na categoria Crônica pela Escola Municipal Marieta Leão e Júlio Cezar Pinheiro de Melo, prata na categoria Memórias pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Esmeralda Figueiredo.

Três alagoanos também ficaram entre os 38 finalistas nacionais, nos gêneros artigo de opinião e crônica: a estudante Isabele Tenório Santos, na época aluna daEscola Estadual Ana Lins, de São Miguel dos Campos, Natália Samara Nobre, do Instituto Federal de Educação (IFAL), Campus Arapiraca e Alexandre de Freitas Melo, da Escola Professor José Rodrigues Filho.

 

Em 2016, Bruno Kawã, de Rio Largo, foi ouro na OLP e recebeu homenagem de Renan Filho e Luciano Barbosa (Foto: Valdir Rocha)
Olimpíada contempla diversos gêneros textuais (Foto: Valdir Rocha)

Agência Alagoas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *