Ambulâncias_728x90
vida_nova_728x90
Home Destaque PROGRAMA MELHOR EM CASA Encontro Estadual discute assistência médica domiciliar realizada em AL

PROGRAMA MELHOR EM CASA Encontro Estadual discute assistência médica domiciliar realizada em AL

PROGRAMA MELHOR EM CASA Encontro Estadual discute assistência médica domiciliar realizada em AL
0
0

Evento ocorre nesta terça (12) e quarta-feira (13), no auditório da Unit, em Maceió

Com o propósito de trocar experiências e debater os desafios enfrentados pela assistência do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), oferecida aos pacientes do SUS, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realiza nesta terça (12) e quarta (13), o II Encontro Estadual do Programa Melhor em Casa. O evento, promovido em parceria com o Ministério da Saúde (MS), vai ocorrer no auditório da Universidade Tiradentes (Unit), localizada no bairro Cruz das Almas, em Maceió.

O encontro, que é destinado a secretários municipais, coordenadores e outros profissionais que atuem no SAD, irá contar com a presença da coordenadora nacional, Mariana Dias. Nesta segunda-feira (12), os trabalhos serão iniciados às 14h e, na terça-feira (12), às 8h.

Segundo a assessora técnica da Sesau, Aline Morais, o SAD está disponível para assegurar assistência na residência do paciente, garantindo um atendimento humanizado. “A finalidade do programa é proporcionar conforto e a proximidade do paciente com familiares, evitando assim hospitalizações desnecessárias, além de melhorar a gestão dos leitos hospitalares”, enfatizou.

Durante a reunião serão tratados temas importantes para o programa, com foco na gestão e organização dos serviços. “A Sesau oferece apoio técnico aos municípios para implantar o programa e está preparada para auxiliar os profissionais no desempenho de suas atividades”, concluiu a assessora técnica da Sesau.

Programação – Nesta terça (12), a abertura será realizada a partir das 14 horas, com a presença de representantes da Sesau, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e Ministério da Saúde. Na sequência haverá uma apresentação sobre a estratégia de progressos da atenção domiciliar para o SUS e um breve histórico do programa Melhor em Casa.

Após a fala do Ministério da Saúde, representantes da Sesau irão expor dados sobre a atenção domiciliar em Alagoas, além de apresentarem a experiência exitosa da implantação do SAD na cidade de Teotônio Vilela. O primeiro dia será concluído com a realização de uma roda de conversa sobre os SADs.

Já na quarta (13), as atividades serão iniciadas às 8h, com uma palestra sobre o tema “Classificando os pacientes, planejamento as visitas e assegurando a transição para a continuidade do cuidado”. Após a palestra, os presentes assistirão a uma apresentação sobre o sistema de informação vigente, seguida de um intervalo para o café.

A partir das 10h, acontece uma roda de conversa sobre os desafios enfrentados pelo programa. No período da tarde as atividades serão voltadas apenas para os municípios que foram habilitados a partir de julho de 2018, com discussão de checklist para implantação e esclarecimento de dúvidas com condução de representantes do Ministério da Saúde e Sesau.

II Encontro Estadual do Programa Melhor em Casa destaca assistência médica domiciliar em Alagoas

Agência Alagoas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *