AGUA 18/06
Home Destaque Cientistas chilenos descobrem uma nova forma de insuficiência cardíaca

Cientistas chilenos descobrem uma nova forma de insuficiência cardíaca

Cientistas chilenos descobrem  uma nova forma de insuficiência cardíaca
0
0

Cientistas chilenos descobrem como uma nova forma de insufi ciência cardíaca é gerada

Hallazgo explicaria a origem dessa doença que afeta 26 milhões de pessoas no mundo e é a principal causa de morte no mundo e no Chile, além de abrir caminho para o tratamento. O trabalho – revelado pela revista Nature – foi desenvolvido pelos cientistas nacionais Francisco Altamirano, Sergio Lavandero e Elisa Villalobos, pertencentes à Universidade do Chile e ao Centro Avançado de Doenças Crônicas (ACCDiS), juntamente com pesquisadores da Universidade do Texas Southwestern. Centro Médico

 

Atualmente, a coexistência de risco cardiovascular múltiplos fatores -Obesidade, diabetes mellitus, colesterol elevado, sedentarismo, tabagismo e arterial-hipertensão que caracteriza a sociedade de hoje, levaram ao surgimento de uma nova condição cardiovascular conhecida como função de insuficiência cardíaca sistólica preservada.

 

Essa nova forma de insuficiência impede que o coração relaxe adequadamente, afetando quase metade dos pacientes com insuficiência cardíaca, tanto no Chile quanto nos países com maior nível de desenvolvimento.

 

Até o momento, os mecanismos que a geravam não eram conhecidos, nem eram terapias efetivas para o tratamento dessa patologia. Mas a pesquisa liderada por cientistas da Universidade do Chile e do Centro Avançado de Doença Crônica (ACCDiS), juntamente com pesquisadores da Universidade do Texas Southwestern Medical Center, EUA, descobriram como esta doença ocorre depois replicá-lo em um modelo animal que fielmente imita o que acontece no ser humano, uma descoberta que abre as portas para o desenvolvimento dos tratamentos.

 

-Relevado trabalho pela Natureza, a mais importante revista científica do mundo, no artigo publicado na revista Nature, intitulado “estresse nitrosativo impulsiona insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada” – descreve que o óxido nítrico aumentou gerado dano ao coração, alterando o funcionamento de duas proteínas responsáveis ​​pela proteção do coração: IRE1α e XBP1s.

INVESTIGADO POR MAIS DE 7 ANOS

A insuficiência cardíaca é o estágio terminal de várias doenças cardiovasculares muito comuns em nossa população, incluindo pressão alta e infarto do miocárdio.

 

Essa patologia é considerada pelos especialistas como uma epidemia emergente, devido a sua crescente prevalência e aos altos custos que a demanda por sistemas de saúde, que afeta mais de 26 milhões de pessoas no mundo e é a principal causa de morte no país. global e no Chile (30% das mortes no país).

 

A equipe, composta por cardiologistas Gabriele Schiattarella, Joseph A. Hill and chileno Francisco Altamirano, Elisa Villalobos e Sergio lavadeiro, trabalhou por mais de sete anos na origem desta nova doença e formas de lidar com ele.

 

Para Francisco Altamirano, essa descoberta é “uma conquista gigantesca que irá gerar futuras terapias para essa nova patologia”.

 

Sergio Washerman -Diretor de ACCDiS, professor das faculdades de Química e Ciências Farmacêuticas e Medicina da Universidade do Chile e autor deste Study sublinhou que “esta nova forma de insuficiência cardíaca é uma questão estratégica para ACCDiS, uma vez que deve ser em total harmonia com os desafios atuais e futuros da área cardiovascular “.

 

Ele também ressaltou que o periódico científico mais importante do mundo lançou esta publicação, incluindo a observação de uma nota complementar, porque é uma descoberta de grande relevância. Além disso, destacou a importância da colaboração entre as universidades do país e o apoio do programa Concise Centers of Excellence no Priorities Areas Fondap. Lavandero finalmente revelou a necessidade de continuar investindo em ciência para o país alcançar um novo nível de desenvolvimento.

 

Gabriele Schiattarella enfatizou o papel fundamental dos cientistas chilenos neste projeto. “Altamirano foi fundamental para fornecer um profundo conhecimento bioquímico, Villalobos realizou experimentos fundamentais e Lavandero me orientou na concepção e execução dessas investigações. Em resumo, esta publicação na Nature não poderia ter acontecido sem a contribuição deste grupo de cientistas chilenos “, disse ele.

 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *