AGUA 18/06
Home Geral Cotidiano Polícia Militar do Rio tem mais oficiais do que praças

Polícia Militar do Rio tem mais oficiais do que praças

Polícia Militar do Rio tem mais oficiais do que praças
0
0

Com promoção de 28 coronéis da PM do Rio, número de oficiais é maior do que a lei prevê

A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) tem hoje 43.800 policiais na ativa, segundo a própria corporação. Mesmo com a expectativa da entrada de três mil novos agentes até o fim do ano, a reclamação dos policiais é que há mais PMs oficiais do que praças.

No fim de abril, o governador Wilson Witzel promoveu 28 coronéis, com isso, segundo fontes, a corporação ficou com 118 coronéis, acima dos 77 que a legislação determina. A PMERJ não confirmou esse número. Para um policial ser promovido, ele não precisa fazer um novo concurso, basta cumprir o tempo de serviço, de acordo com a patente, chamada de promoção automática, ou merecer.

Em 2018, o EXTRA obteve números da corporação que mostravam que havia 15.200 sargentos e 11.894 cabos. O excedente de sargentos, segundo fontes, acaba fazendo com que eles façam serviços que não condizem com suas patentes. Perguntada sobre o atual quadro da corporação, a PMERJ apresentou os números previstos pela legislação. Confira ao fim da matéria.

O presidente da Associação de Ativos, Inativos, Pensionistas das Polícias Militares (Assinap), Miguel Cordeiro, explica que os praças – sargentos, cabos e soldados – atuam nas ruas, enquanto a maior parte dos oficiais fica nos quartéis.

— A gente pede um novo plano de carreira para que possa reduzir as graduações e patentes. Promover tenentes, capitães e coronéis é uma ação política, porque eles vão continuar dentro dos quartéis. Nós defendemos a diminuição do número de patentes porque hoje só os praças vão para as ruas. Eles atuam numa escala de 24 horas de trabalho para 48 horas de descanso, com o RAS compulsório, não sobra tempo para esse policial descansar, não tem tempo para o lazer com a família e na ponta disso a sociedade porque o serviço na segurança pública fica prejudicado em qualidade — explicou Miguel.

No ano passado, o Gabinete de Intervenção na Segurança Pública fez um estudo para alterar as regras de promoção dos oficiais da PM, de forma a amenizar a queda do efetivo atuante nas ruas, e também para ajudar o caixa estadual, por conta dos salários maiores de acordo com a patente.

Os salários maiores também oneram a folha e a Previdência estadual, já que o estado tem que contribuir com o dobro do valor que o militar contribui para a previdência. O Governo respondeu que “o estudo feito pelo Gabinete de Intervenção Federal ainda está sendo analisado”.

Números do atual quadro de policiais militares

 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *