AGUA 18/06
Home Geral Alagoas OXIGENAÇÃO Governador divulga datas de testes para aprovados da PM e confirma novos concursos

OXIGENAÇÃO Governador divulga datas de testes para aprovados da PM e confirma novos concursos

OXIGENAÇÃO Governador divulga datas de testes para aprovados da PM e confirma novos concursos
0
0

Entre os certames anunciados está o edital para seleção de auditores da Sefaz, em junho; Testes de Aptidão Física da PM acontecem em julho e agosto

 

O governador Renan Filho usou as redes sociais nesta segunda-feira (27) para anunciar as datas dos Testes de Aptidão Física (TAF) para os candidatos aprovados nos concursos da Polícia Militar de 2006 e 2018, e para confirmar a realização de novos concursos em diversas áreas. Entre eles, os certames para delegados da Polícia Civil, auditores da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Ao lado dos secretários de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques, da Fazenda, George Santoro, da Saúde, Alexandre Ayres, da Segurança Pública, Lima Junior, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Sampaio, o governador explicou que a agenda de concursos montada pelo Governo de Alagoas visa oxigenar o funcionalismo e alavancar a execução de políticas públicas no atendimento às demandas dos alagoanos.

“Os novos concursos formam uma agenda muito importante para quem estuda, para quem deseja ser servidor público e também para a sociedade, porque é uma agenda de renovação da força de trabalho do Estado, no sentido de seguir elevando a qualidade das políticas públicas prestadas, com mais policiais nas ruas, mais professores nas salas de aula, novos profissionais para os novos hospitais que estão em construção e serão entregues nos próximos anos. Mais profissionais para atuar na área-meio do Estado, na arrecadação, de maneira que muita gente tem interesse nisso”, avaliou Renan Filho.

De acordo com o secretário do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques, os candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar de 2006, convocados na semana passada após decisão judicial, vão realizar os testes de aptidão física antes dos aprovados no concurso de 2018, evitando questionamentos judiciais. “A gente veio acompanhando a evolução da decisão judicial sobre a convocação dos candidatos de 2006. A gente teve todo o cuidado sobre a melhor forma de convocar esses candidatos e amanhã será publicado no Diário Oficial todo o rito de convocação. Nós entendemos que a reserva técnica de 2006 deveria fazer o TAF antes para não haver questionamentos futuros sobre os candidatos de 2018, para não paralisar o processo por causa de outra decisão da Justiça”, disse Marques.

Segundo Renan Filho, os testes para os aprovados em 2006 acontecem entre os dias 22 e 26 de julho. Os aprovados em 2018 realizam as provas entre 5 e 9 de agosto. “Essas eram datas muito esperadas por todos. Não poderíamos ter feito esse anúncio antes porque precisamos verificar toda a base de dados do concurso de 2006 e isso não foi uma coisa simples. Fizemos isso detalhadamente para que os nossos concursos sigam sendo céleres e que selecionem os melhores. Vamos estudar e avaliar a possibilidade de publicar um novo concurso ainda em 2019 ou no primeiro semestre de 2020 para a Polícia Militar”, lembrou o governador.

Renan Filho garantiu que, com a conclusão dos procedimentos do último concurso da Polícia Militar, o Estado vai verificar qual a melhor data para um novo certame, inclusive para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), o que deve acontecer nos próximos meses, após a formatura da turma que realiza o curso atualmente.

Durante a transmissão ao vivo, o governador também confirmou os concursos para agentes e delegados da Polícia Civil. “Vamos realizar os concursos para aumentar o efetivo de agentes de polícia e delegados. Há muitos anos Alagoas não faz concurso para a Polícia Civil e não fizemos no primeiro Governo. Chamamos uma reserva técnica de agentes. A ideia é fazer o concurso no segundo semestre deste ano”, disse. “Para o concurso para delegados, nós vamos modificar a Lei de Acessos, já combinado com a própria categoria e a Fazenda. Isso vai criar uma nova faixa de delegados e possibilitar a entrada de delegados no Estado com ascensão para a segunda faixa num curto espaço de tempo, melhorando bastante a condição de o Estado fazer novos concursos. Vamos mandar o projeto no próximo mês para a Assembleia Legislativa aprová-lo antes do recesso legislativo”, explicou o governador.

Sobre o concurso para agentes penitenciários, o governador Renan Filho confirmou que o Governo vem amadurecendo uma proposta que contemple as demandas da categoria e a capacidade financeira do Estado. “Estamos trabalhando no sentido de criar condições para fazer um concurso para agentes penitenciários também este ano. Tenho conversado bastante com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Tutmés Airan, e com o secretário [da Ressocialização] Marcos Sérgio e nós estamos trabalhando nessa direção. Nos próximos dias, falaremos especificamente sobre isso, quando essa situação estiver mais madura”, afirmou.

Fazenda

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) deverá lançar edital para a realização de concurso para auditores no mês de junho. O secretário George Santoro confirmou que o certame já recebeu sinal verde da Procuradoria Geral do Estado (PGE). “Encaminhamos o processo do concurso para o governador nesta segunda-feira e ele deve publicar a autorização ainda esta semana. São dois cargos: auditor fiscal na área de receita e auditor na área financeira. São dois concursos separados e vai ser muito importante para o Estado, em virtude do grande número de aposentadorias que tivemos no ano passado e este ano e com a mudança tributária que provavelmente vai acontecer no país”, observou Santoro.

Na área de Saúde, segundo o governador Renan Filho, o Estado pretende realizar mais de um concurso público para suprir a demanda da abertura gradual das novas unidades em construção no Estado. “Nós estamos construindo o maior conjunto de novos hospitais da história de Alagoas. Isso garante dois novos hospitais em Maceió já em fase muito avançada. O Hospital da Mulher, com 99% das obras prontas, aguardando os equipamentos que estão chegando e a seleção das pessoas; e os três hospitais regionais e as Unidades de Pronto Atendimento na capital, que estão prontas. Vamos fazer, sim, novos concursos públicos na Saúde e avaliar a possibilidade de trazer, em determinados segmentos, a eficiência da iniciativa privada para garantir, em todos os momentos, o melhor serviço para o cidadão. E a gente quer fazer mais de um concurso, para substituir profissionais que já estejam na rede e para abrir os novos equipamentos”, antecipou Renan Filho.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, lembrou que o último concurso realizado pelo Estado para a área aconteceu em 2003. “São 16 anos de espera e os profissionais, médicos e enfermeiros, têm buscado essas informações sobre concursos. A rede hospitalar está sendo dobrada no Estado, são cinco novos hospitais e R$ 200 milhões investidos com recursos próprios. Agora, iremos colocar as unidades em funcionamento com a mão de obra majoritariamente alagoana, através desses concursos públicos que virão nos próximos anos”, comemorou.

Segundo Renan Filho, os concursos para a área da Educação serão tema de outra transmissão ao vivo pelas redes sociais nos próximos dias, servindo também para uma apresentação dos resultados das ações do Governo: “Nós vamos seguir com a política de concursos públicos para a Educação também dando oportunidade a todos os profissionais. Estamos fazendo primeiro uma ampla avaliação dos resultados do último concurso, para que a gente aprimore o próximo, melhore para o estudante, para a qualidade da Educação do Estado e para quem presta o concurso”, avisou o governador.

 

Thiago Sampaio
Thiago Sampaio
Thiago Sampaio
Thiago Sampaio
Thiago Sampaio

Agência Alagoas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *