AGUA 18/06
Home Geral Alagoas Fraudes no Bolsa Família: três famílias alagoanas devolveram recursos

Fraudes no Bolsa Família: três famílias alagoanas devolveram recursos

Fraudes no Bolsa Família: três famílias alagoanas devolveram recursos
0
0
Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=trueBolsa Família

Um levantamento do Ministério da Cidadania mostrou que o estado de Alagoas foi que o menos registrou fraudes dentro do programa Bolsa Família, em todo o Nordeste. Mais de 299 beneficiários tiveram que devolver aos cofres públicos um montante de R$ 377,4 mil.

Em Alagoas foram três famílias, o que somou um montante de R$ 2.231,20.  É a primeira vez que o governo federal consegue reaver recursos que estavam sendo pagos a pessoas que não atendiam mais aos critérios de elegibilidade do programa. O montante voltará agora aos cofres públicos da União.

A cobrança de ressarcimento de valores do Bolsa Família é fruto do cruzamento de dados realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), iniciado em 2018. O levantamento mostrou que as famílias tinham renda maior do que a declarada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Para o ministro da Cidadania, Osmar Terra, a inciativa mostra o empenho do Estado em combater as irregularidades e garantir que os recursos cheguem a quem realmente precisa. “É uma mudança na conduta em relação ao Bolsa Família, embora no universo do programa não seja uma quantidade muito grande. É uma ação educadora, inclusive, mostrando para a população que esse dinheiro é para ser aplicado em favor dos mais pobres, para quem não tem alternativa e, ao mesmo tempo, fazer justiça aos cofres públicos, não usando dinheiro público indevidamente”, avalia. Terra lembra ainda que o governo federal realiza todos os meses o cruzamento de informações com diversas bases de dados do governo federal.

*Com assessoria.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *