Ambulâncias_728x90
vida_nova_728x90
Home Geral Saúde SECRETARIA DE SAÚDE ORIENTA A POPULAÇÃO SOBRE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO

SECRETARIA DE SAÚDE ORIENTA A POPULAÇÃO SOBRE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO

SECRETARIA DE SAÚDE ORIENTA A POPULAÇÃO SOBRE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO
0
0

A Secretaria de Saúde, através da Coordenação de Imunização do Município, orienta a população que apenas as pessoas na faixa etária de  1 a 49 anos, que não tomaram a vacina do sarampo ou que estão com o esquema de vacinação incompleto, é que devem procurar as unidades de saúde para a imunização.

A vacinação deve seguir o esquema preconizado pelo Ministério da Saúde, conforme a situação vacinal:  Indivíduos de 12 meses a 29 anos de idade, não vacinados, duas doses de vacina Tríplice Viral, com intervalo mínimo entre 30 dias entre elas;  Indivíduos de 30 a 49 anos de idade, não vacinados, uma dose de vacina Tríplice Viral; Profissionais de Saúde, não vacinados, duas doses de vacina Tríplice Viral, independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

Adriana Duarte, coordenadora de Imunização do Município explica que todas as Unidades Básicas de Saúde de Arapiraca realizam a vacinação de rotina e já estão intensificando a busca ativa de faltosos para atualização dos cartões de vacinação.

Notificação

“A ocorrência de um caso de sarampo, apesar de se constituir um grave problema de saúde pública, não significa motivo para pânico. A população precisa atualizar o cartão de vacina e estar em alerta para o aparecimento dos sinais e sintomas da doença”, ressaltou a coordenadora.

Sobre o caso notificado de sarampo no Município, a coordenadora informa que o paciente está bem e que todas as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde foram tomadas. Incluindo o bloqueio vacinal dos seus contatos familiares e do ambiente de trabalho. A superintendente ainda adiantou que o caso também está sendo acompanhado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesau).

Intensificação das Ações

O secretário Municipal de Saúde, Glifson Magalhães, explica que, a partir desta semana, o Município intensificou as ações. Além da vacinação nas unidades de saúde, realização de busca ativa da população, com esquema  vacinal atrasado ou sem comprovação da imunização; vacinação dos profissionais de saúde; sala de espera nas UBS e contato com as escolas para acompanhamento do cartão de vacinas.

Outras duas medidas estão sendo tomadas pela Prefeitura de Arapiraca, é a abertura de sala de vacina também aos sábados, nos Centros de Saúde do Município,  e aos domingos, no 5º Centro de Saúde, que já funciona também nos finais de semana e feriados, com o serviço do Pronto Atendimento.

Sintomas do Sarampo

  • O primeiro sinal geralmente é a febre alta, acima de 38,5°C, que dura cerca de 7 dias, acompanhada de tosse, coriza, conjuntivite e fotofobia.
  • Pequenas manchas brancas dentro da bochecha (pequenos pontos brancos amarelados na mucosa bucal, na altura do terceiro molar) também podem se desenvolver no estágio inicial.
  • Do 2º ao 4º dia desse período, surge o exantema, quando se acentuam os sintomas iniciais. O paciente apresenta prostração e lesões características de sarampo – o exantema, erupção na pele que dura aproximadamente três dias, e se espalham, atingindo eventualmente as mãos e os pés.
  • O período de incubação pode variar entre 7 e 21 dias, desde a data da exposição até o aparecimento do exantema.
  • O período de transmissibilidade inicia-se 6 dias antes do exantema e dura até 4 dias após seu aparecimento, com maior transmissibilidade 2 dias antes e 2 dias após o início do exantema.

“Diante de quadro suspeito,  deve-se procurar, imediatamente, a Unidade Básica de Saúde mais próxima para atendimento e encaminhamentos necessários.  Os profissionais de saúde do Município estão orientados a tirar as dúvidas e realizar procedimentos e encaminhamentos”, completou Adriana Duarte.

Assessoria

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *