Ambulâncias_728x90
vida_nova_728x90
Home Geral Arapiraca MUSEU COMEMORA 10 ANOS COM PRESENÇA DE ZEZITO GUEDES NESTA SEXTA (16)

MUSEU COMEMORA 10 ANOS COM PRESENÇA DE ZEZITO GUEDES NESTA SEXTA (16)

MUSEU COMEMORA 10 ANOS COM PRESENÇA DE ZEZITO GUEDES NESTA SEXTA (16)
0
0

 

Local preserva memória de Arapiraca e diversas obras do artista (Foto: Ascom Arapiraca/ arquivo)

O Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana, Zezito Guedes, estará comemorando seus 83 anos de idade junto com a população arapiraquense nesta sexta-feira (16).

Seu aniversário foi, na verdade, no último dia 9, mas aproveitando o ensejo, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, resolveu fazer esta singela homenagem ao passo que o Museu Zezito Guedes também está em festa.

A instituição museológica está completando 10 anos de existência no próximo mês de outubro.

O evento desta sexta (16) faz o Lançamento Oficial das Comemorações dos 10 anos do Museu Zezito Guedes, onde na oportunidade, às 9h, será aberta a exposição “Reisado Alagoano”. Até o dia 29 de outubro, aniversário do local, diversas outras atividades culturais acontecerão.

HISTÓRICO

Zezito Guedes é escultor, poeta, folclorista, historiador e mestre da Cultura Popular, detentor de saberes do povo arapiraquense.

Natural de Jurú, interior da Paraíba, e de nome José Gomes Pereira, “Zezito Guedes” é a sua alcunha desde que o escritor Ariano Suassuna o chamou assim em solenidade no Recife, em 1974.

Apaixonado pela Terra de Manoel André, fez de Arapiraca o seu ninho e refúgio artístico e investigativo. Como pesquisador, publicou os livros “Arapiraca Através do Tempo” e “Cantigas das Destaladeiras de Fumo”, tendo também diversos trabalhos publicados pela Fundação Joaquim Nabuco, de Pernambuco.

Em 2013, ele recebeu o registro de Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Já o Museu Zezito Guedes, localizado na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro, no antigo prédio da Prefeitura de Arapiraca, existe desde 2009 e é diretamente vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Esporte.

Ele abarca exposições diversas e um amplo acervo que reconstrói a vida de seu patrono com objetos, fotografias e obras do pesquisador, além de material histórico sobre a origem e a formação sociocultural de Arapiraca.

Museu Zezito Guedes fica ao lado da Escola Hugo Lima, no Centro (Foto: Ascom Arapiraca/ arquivo)

Assessoria

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *