Ambulâncias_728x90
vida_nova_728x90
Home Destaque DESTINO ALAGOAS Segurança se consolida como o diferencial para o turismo

DESTINO ALAGOAS Segurança se consolida como o diferencial para o turismo

DESTINO ALAGOAS Segurança se consolida como o diferencial para o turismo
0
0

Redução da violência fomenta o segmento e o diferencia dos concorrentes; ações de policiamento promovem maior segurança aos turistas e moradores

Ações de segurança garantem tranquilidade a quem chega a AlagoasAções de segurança garantem tranquilidade a quem chega a AlagoasKaio Fragoso

Texto de Vanessa Siqueira e Thiago Tarelli

A constante redução da violência em Alagoas e o surgimento de programas e ações de policiamento têm promovido uma maior segurança para a população alagoana e, consequentemente, para os turistas que visitam as belezas e os atrativos no estado. Isto tem se tornado um diferencial para o Destino no cenário do turismo.

Em visita a Alagoas, Clayton Armelin, diretor de produtos nacionais da CVC, maior operadora de turismo da América Latina, conta que a realidade de Alagoas atualmente é muito diferente do que foi vivenciado pelo Destino no passado. “Este é um dos pontos mais positivos do atual governo. Se você fizer um retrospecto de anos atrás, Maceió era uma das cidades mais violentas do país. O governo fez um trabalho, tem um policiamento ostensivo e você sente que o turista anda muito mais descontraído por aí e isso impactou no nosso trabalho”, explica.

Ainda de acordo com Clayton, o turista vivencia uma realidade de tranquilade e conforto em Alagoas, o que diferencia o destino dos concorrentes. “Hoje nós desenvolvemos junto a nossa equipe esse trabalho de passar este novo cenário para o nosso pessoal de vendas para que eles compartilhem este novo momento para os clientes. O quadro atual de segurança de Alagoas é fantástico. Eu ontem vi casais e crianças caminhando livremente com celular, bolsa, sem qualquer problema”, enfatiza.

Os investimentos anunciados para a próxima alta temporada de verão pela CVC em Alagoas são prova deste novo momento do turismo no estado, também impulsionado pela segurança, segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.

“Nós já somos considerados um dos destinos mais seguros do país. Isso impulsiona o turismo no estado, na medida em que nos diferencia de nossos principais concorrentes no Nordeste e também fora do país. De Norte a Sul do Estado, incluindo a capital, o turista que nos visita encontra um destino seguro, tranquilo, bem estruturado e belíssimo. Com isso, grandes empresas, como a CVC, sentem maior segurança para investir nos nossos potenciais, proporcionando mais voos fretados, vendendo mais pacotes de viagens para cá. Somente nessa próxima alta temporada serão mais de 91 turistas chegando em Alagoas só com a CVC, isso tem um impacto direto na economia do estado, gerando emprego e oportunidade para milhares de alagoanos”, ressalta Rafael Brito.

E como funciona este trabalho voltado ao turista

Por conta da grande concentração de pessoas todos os dias da semana, a Orla da capital conta com grande atenção das forças de Segurança. Polícia Militar e Civil, Grupamento Aéreo e Corpo de Bombeiros possuem unidades e realizam ações preventivas e ostensivas

Do Jaraguá a Cruz das Almas é possível ver equipes do Ronda no Bairro realizando policiamento de proximidade a pé, de carro ou de motocicleta. O patrulhamento ostensivo fica por conta dos militares do 1º Batalhão. Há ainda dois postos de atendimento da Operação Policial Integrada Litorânea (Oplit), da Polícia Civil, que também realiza atendimentos aos turistas, além da delegacia do 2º Distrito, no bairro da Jatiúca, que fica responsável por apurar crimes contra turistas.

Outra importante ferramenta utilizada para prevenção e também elucidação de crimes são as câmeras de videomonitoramento da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Espalhadas em pontos estratégicos da Orla, as imagens são fundamentais para monitorar o cotidiano e acionar as polícias em caso de ocorrência.

É possível ainda contar com as equipes do Corpo e Bombeiros, que atuam de forma preventiva e também em situações de afogamentos ao longo da Orla. Em casos de urgência, o Grupamento Aéreo também pode ser solicitado para transporte de vítimas, na unidade aeromédica, ou nas aeronaves utilizadas para patrulhamento aéreo.

Além das ações realizadas na capital, os Litorais Norte e Sul, Baixo São Francisco e Sertão possuem ações que contribuem para que o destino Alagoas se consolide no mercado de turismo. Indo para o Litoral Norte, as rodovias estaduais AL 101 e 115 possuem patrulhamento e outras ações do Batalhão Rodoviário (BPRv). A região da Costa dos Corais e Maragogi possuem patrulhamento constante da Polícia Militar. Já São Miguel dos Milagres e São Luiz do Quitunde possuem um Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), que contribuem para ações de combate à violência em toda a região.

Já no Litoral Sul, os principais pontos turísticos recebem reforço policial, tanto de equipes da Polícia Civil quanto Militar. Nos próximos meses, Marechal Deodoro contará com a inauguração de um CISP, que vai fortalecer ainda mais as estratégias de segurança na região.

Na região do Rio São Francisco, Pão de Açúcar também possui um Centro Integrado, fundamental para que a região tenha mais incremento policial e assim garanta mais segurança à população.

O secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, lembra ainda que as ações de combate ao crime em Alagoas refletem em benefícios em vários setores e segmentos, o que alavanca o potencial de crescimento do Estado. Para ele, é fundamental realizar políticas de segurança que não só garantam a segurança da população, mas também fortaleçam a imagem de Alagoas dentro e fora do país.

“Temos várias atividades ao longo do ano que são estratégicas para o desenvolvimento do turismo em Alagoas. Atuamos durante a alta temporada nos destinos turísticos para garantir a tranquilidade das pessoas, em eventos como carnaval, São João, semana santa e outras datas em que haverá intenso fluxo de pessoas. O que constatamos é que nosso trabalho, feito de forma integrada, garante redução da criminalidade e a certeza que nosso estado possui condições de avançar ainda mais”, disse.

 

Ações de segurança garantem tranquilidade a quem chega a Alagoas (Foto: Márcio Ferreira)
Ações de segurança garantem tranquilidade a quem chega a Alagoas (Foto: Márcio Ferreira)

Agência Alagoas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *