Ambulâncias_728x90
vida_nova_728x90
Home Geral Cultura ALUNOS DA REDE MUNICIPAL PRESTIGIAM FEIRA LITERÁRIA DE ARAPIRACA

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL PRESTIGIAM FEIRA LITERÁRIA DE ARAPIRACA

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL PRESTIGIAM FEIRA LITERÁRIA DE ARAPIRACA
0
0

Começou  a 2ª edição da Feira literária de Arapiraca – Fliara. Realizada na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro da Cidade, a Feira reuniu alunos da Rede Municipal de Ensino. No primeiro dia os visitantes puderam assistir talentos da terra, como apresentações dos alunos das turmas de canto e violão. Eles deixaram o público encantado!

Os estudantes da Escola de Ensino Fundamental Hugo José Camelo Lima prestigiaram o evento.

A professora de Português e Inglês, Ivani Gustavo, elogiou a iniciativa. “Educação não é só na sala de aula, cultura não é só na sala de aula. A Fliara é uma oportunidade para a gente trazer os alunos para que eles possam conhecer um pouco mais sobre a cultura, principalmente da nossa cidade”.

Rafael Francisco é estudante da rede municipal e gostou das apresentações dos grupos da Escola de Artes. “O evento está muito bom. É interessante conhecer o talento de outras pessoas e eles estão de parabéns”.

Jonatah Ribeiro disse que a Fliara é uma excelente oportunidade para interagir com os amigos e trocar ideias sobre tudo que aprenderam. “A arte está presente em nosso dia a dia, tudo que a gente olha tem arte e é muito importante a gente poder estudar um pouco mais sobre isso, principalmente na escola”.

A aluna, Emily Tauany, parabenizou a organização da Fliara. “Estão todos de parabéns por realizar um evento desse porte, levar conhecimento e cultura para Praça Pública para que todas as pessoas possam ter acesso”.

Os alunos também visitaram as exposições de Artistas da terra, como Tonny Silva e Zezito Guedes, que estão disponíveis no Museu que leva o nome do Artista.

O Museu Zezito Guedes, que completou 10 anos em 2019, guarda ainda um grande acervo que conta a história de Arapiraca.

A abertura oficial vai ser realizada à tarde. A cerimônia vai contar com a presença do prefeito de Arapiraca Rogério Teófilo. A programação segue até o próximo sábado (30) e vai contar com Visitações, Rodas de Conversa, Coral de alunos, Show musical, Café Literário e muito mais. Além a programação voltada para o público infantil que acontece dentro da Fliarinha, com Piquenique Literário | Contação de História, Cordel, Grupos de Dança, entre outros.

Erivan Alves, Subsecretária Municipal de Educação destacou o trabalho conjunto entre as Secretarias de Educação e de Cultura. “O primeiro ano da Fliarinha deu certo. Nós tivemos essa parceria com a Cultura onde nossos alunos visitaram alguns estandes e participaram de algumas contações de história. Agora em 2019 será para valer. A educação está com escolas lá de manhã, à tarde e à noite. Desde o ano passado a Secretaria de Cultura, através da Secretária Rosângela Carvalho, nos procurou para que a gente pudesse fazer essa parceria. E isso é muito importante afinal educação e cultura andam juntas”.

 

FLIARINHA  

As crianças encantaram o público. Alunos do ensino fundamental das escolas municipais apresentaram espetáculos como “O Rato” , “O Pequeno Príncipe” e “’Dança Afro”.

Para o Valdemir Barbosa, Diretor da Escola Maria das Dores, a Fliara é uma oportunidade para dar visibilidade ao trabalho realizado com os alunos, em sala de aula.

“Quando recebi o convite fiquei muito feliz por fazer parte e contribuir com a Fliara. Que essa feira sirva de exemplo para Alagoas porque o nosso objetivo é formar leitores e esse aqui é um projeto incrível”.

Foto: Nasário junior

 

Adriana é servidora pública e trouxe a sobrinha, Sofia, de 1 ano para assistir as apresentações. “Eu acho importante incentivar desde cedo esse contato com a literatura e a cultura. O evento está belíssimo e por isso eu fiz questão de trazê-la”.

Nayane Cristine é mãe da Nataly, de 6 anos, ela disse que não tinha noção do potencial da filha e que ficou surpresa quando viu o resultado. “Ela é muito tímida e ainda tem essa idade, eu não achei que ela fosse se desenvolver assim, mas quando eu assisti eu chorei. Fiquei emocionada com a desenvoltura da minha filha”.

 

Assessoria

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *