AGUA 18/06
Home Geral Alagoas SEGURANÇA Mais de 1250 armas de fogo foram apreendidas em Alagoas de janeiro a outubro deste ano

SEGURANÇA Mais de 1250 armas de fogo foram apreendidas em Alagoas de janeiro a outubro deste ano

SEGURANÇA Mais de 1250 armas de fogo foram apreendidas em Alagoas de janeiro a outubro deste ano
0
0

No mesmo outubro, o Estado registrou o 16º mês consecutivo de redução dos números de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI)

Espingardas apreendidas por policiais do CISP de Girau do Ponciano, após denúncia anônimaEspingardas apreendidas por policiais do CISP de Girau do Ponciano, após denúncia anônimaAscom SSP

Alagoas contabilizou em outubro o 16º mês consecutivo de redução dos números de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI). A queda se deve a vários fatores como a contratação de policiais, os investimentos na Segurança Pública, a integração entre as forças e, ainda, a retirada de armas ilegais das ruas.

Até outubro deste ano, foram 1256 armas retiradas de circulação. Maceió, que também comemora seu 13º mês seguido de redução dos CVLIs, conta com grande parte dessas armas apreendidas, num total de 492.

A Polícia Militar é responsável por mais de mil dessas apreensões, visto que realiza o trabalho ostensivo nas ruas, além de as diversas operações em que atua em conjunto com a Polícia Civil.

Entre os tipos de armas encontradas, 53% são revólveres, 28% são espingardas e 11% são pistolas. Os 8% restantes estão distribuídos entre carabinas, rifles, garrunchas, metralhadoras e artesanais. As armas de calibre 38 representam 44% do total apreendido.

Como forma de incentivar a apreensão, os policiais recebem uma bonificação do governo estadual por cada armamento apreendido. Com valores que variam entre R$400,00 e R$800,00, de acordo com o tipo de arma.

Os benefícios da retirada dessas armas de fogo de circulação vão além da diminuição do número de homicídios. Os assaltos a ônibus, por exemplo, tiveram uma queda excepcional em 2019. De janeiro a outubro desse ano foram registrados 86 assaltos, enquanto no mesmo período de 2018 foram contabilizados 301 casos.

Para o Secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, tirar a arma de fogo das ruas enfraquece a atuação dos bandidos. “Essa é uma forma importante de proteger o cidadão de bem. Tirando a posse dessas armas desses criminosos, o cidadão fica mais seguro para pegar um ônibus, por exemplo. As estatísticas estão aí e mostram como essa modalidade crime caiu drasticamente. Assim seguimos fazendo segurança em Alagoas, eliminando de todas as formas a possibilidade de novos delitos, apreendendo armas, investigando com inteligência, identificando os autores dos crimes e com nossas forças atuando de maneira integrada”.

Agência Alagoas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *