Ambulâncias_728x90
vida_nova_728x90
Home Destaque ASSISTÊNCIA Programa Saúde na Grota atende mais de 1600 pessoas no bairro Jacintinho

ASSISTÊNCIA Programa Saúde na Grota atende mais de 1600 pessoas no bairro Jacintinho

ASSISTÊNCIA Programa Saúde na Grota atende mais de 1600 pessoas no bairro Jacintinho
0
0

Ação, que ocorreu na quinta-feira (12), beneficia populações vulneráveis de Maceió

Os moradores da Grota do Gelo, no Jacintinho, destinaram a quinta-feira (12) para cuidar da saúde, durante ação promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), dentro do Programa Saúde na Grota, que beneficia as populações vulneráveis de Maceió. Na primeira edição, este ano, o movimento foi intenso nas tendas onde estavam sendo realizados os serviços e as palestras, totalizando 1.646 atendimentos.

Acompanhada do esposo e dos dois filhos de um mês e nove anos, a dona de casa Helenice Marcolino dos Santos estava entre as primeiras pessoas que chegaram para ser atendida. Como não tem muito tempo para ir a uma unidade de saúde e ainda de resguardo, ela aproveitou para verificar a pressão arterial e glicemia, além de se consultar com o odontólogo que estava orientando sobre os cuidados com a saúde bucal. “Como ainda estou de resguardo e, geralmente não tenho como ir a um posto de saúde, aproveitei e trouxe meu marido e meus filhos para ter acesso a esses serviços”, disse.

Aos 77 anos, diabética e hipertensa, a aposentada Valdice Vieira, foi conferir como estavam suas taxas, porque geralmente estão altas, mesmo controlando a alimentação e tomando os medicamentos. Logo que soube da ação, procurou saber dos serviços que seriam oferecidos e aproveitou também para olhar a dentição, porque estava cismada que tinha um problema em um dente.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, tem investido em ações de saúde que visam à prevenção de determinadas doenças, como hipertensão, diabetes e Infecções Sexualmente Transmitidas. A assessora técnica de Políticas Transversais da Sesau, Elma Liliane de Araújo, informou que esses serviços são importantes para os moradores dessas comunidades, que, muitas vezes, não têm condições de se deslocar a uma unidade de saúde.

“Seguimos a determinação do secretário de Estado Saúde, Alexandre Ayres, de levar a saúde mais perto da população, principalmente os que mais necessitam. Por isso, o Saúde nas Grotas percorre as comunidades carentes de Maceió, assegurando assistência em saúde”, salientou Elma Liliane de Araújo.

Durante o evento foram distribuídos hipoclorito, que serve para lavar verduras e também para purificar a água para consumo humano, reduzindo as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias causadores de diarreia, hepatite A, cólera ou rotavírus. Além de teste rápido para HIV/Aids e hepatites B e C, atualização do calendário vacinal, distribuição de manguito para os motociclistas, preservativos feminino e masculino, além de gel lubrificante.

Agência Alagoas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *