AGUA 18/06
Home Destaque ASSISTÊNCIA Hospital Geral do Estado dispõe de 301 leitos de retaguarda para evitar superlotação

ASSISTÊNCIA Hospital Geral do Estado dispõe de 301 leitos de retaguarda para evitar superlotação

ASSISTÊNCIA Hospital Geral do Estado dispõe de 301 leitos de retaguarda para evitar superlotação
0
0

Todos os dias, uma média de 40 pacientes são transferidos para outras unidades

 

Para evitar a superlotação, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, transfere, diariamente, uma média de 40 pacientes para 301 leitos contratualizados em unidades filantrópicas e privadas, especializadas em procedimentos que não são realizados no maior hospital público de Alagoas.

Situação vivenciada pela cantora alagoana Luana Costa, 34 anos, que sofreu um acidente de motocicleta no dia 2 de março deste ano e, depois de receber o primeiro atendimento de emergência no maior hospital público de Alagoas, foi encaminhada à Santa Casa de Maceió para ser submetida à cirurgia para correção de uma fratura na pelve.

“Aceitei a carona de um amigo e acabamos nos envolvendo em um acidente de trânsito, que me arremessou por mais de 20 metros, desencadeando uma fratura na pelve. Fui socorrida e encaminhada para o HGE, onde recebi os atendimentos emergenciais e estabilização do meu quadro clínico, até que me transferissem para a Santa Casa de Maceió, que possui leitos de retaguarda mantidos pela Sesau, onde recebi o atendimento que eles classificam como segundo tempo”, relatou Luana Costa.

O procedimento de transferência é realizado diariamente pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR) de leitos, distribuídos em unidades privadas e filantrópicas credenciadas. O HGE possui leitos de retaguarda no Hospital Sanatório (clínica médica, pneumologia, pós-operatório e neurologia), Hospital Veredas (clínica médica, cardiologia e ortopedia), Santa Casa de Maceió (oncologia e UTI), Hospital Médico Cirúrgico (clínica médica e ortopedia) e Hospital Vida (nefrologia).

O NIR ainda regula as consultas de pacientes que, após a alta médica, precisam continuar com algum tipo de assistência. Ele também é responsável pelo monitoramento de pacientes crônicos, de longa permanência no hospital, como os oncológicos e com algum procedimento eletivo (cirurgias de segundo tempo, não emergenciais). O serviço trata, ainda, de pacientes da neurocirurgia, que não são perfis do HGE.

“Buscamos agilizar a transferência desses pacientes para que eles sigam o caminho na Rede Assistencial da Saúde e recebam o tratamento específico, visto que o HGE não é referência no atendimento de emergência para politraumatizados. Em geral, o Núcleo Interno de Regulação trabalha com esses dois braços: as transferências internas e externas e a regulação de exames que o HGE não faz, como a ressonância, por exemplo, realizada em outras unidades hospitalares conveniadas ao SUS. Quanto às consultas, são direcionadas ao Ambulatório do HGE”, ressaltou a médica Virgínia Beatriz Sarmento, coordenadora do serviço.

Ela explicou que o NIR trabalha com os leitos de retaguarda, além dos conveniados ao SUS, “sejam eles garantidos com recursos do Ministério da Saúde ou os que têm contrapartida do Estado”.

Segundo a médica, os hospitais informam as vagas de acordo com as especialidades e a gestão do HGE realiza a transferência, seguindo o perfil de cada paciente. “Em caso de risco de lotação, solicitamos mais vagas aos hospitais que integram nossa rede, para que a transferência seja efetuada”, ressaltou Virgínia Beatriz Sarmento.

A médica do HGE esclareceu, ainda, que as transferências de pacientes de cuidado interno permitem a disponibilização de mais vagas para as áreas críticas, equilibrando o número de pacientes por setor dentro do hospital e, também, repercutindo na assistência prestada pelos médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde. “Nossa prioridade são os setores que precisam sempre oferecer vagas, como a Recuperação Pós-Anestésica, UTI, Unidade de Dor Torácica e as áreas Vermelha e Amarela, além da porta de entrada da urgência”, ressaltou.

A saída dos pacientes depende de vários fatores, com destaque sempre para o quadro clínico. “Uma pessoa só vai a um hospital de retaguarda se este oferecer todas as condições para receber o doente em questão”, pontuou a médica do HGE.

Agência Alagoas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *