AGUA 18/06
Home Destaque SAÚDE Ferramenta gratuita detecta Covid-19 em radiografia pela internet e pelo celular

SAÚDE Ferramenta gratuita detecta Covid-19 em radiografia pela internet e pelo celular

SAÚDE Ferramenta gratuita detecta Covid-19 em radiografia pela internet e pelo celular
0
0

Disponível gratuitamente para médicos e profissionais de saúde, o software pode ser acessado rapidamente via web

No contexto da pandemia global causada pelo coronavírus (COVID-19), a empresa argentina Entelai oferece gratuitamente a solução Entelai Pic Covid-19, ferramenta de Inteligência Artificial (IA) que contribui para a detecção de casos suspeitos do vírus por meio da análise de radiografias de tórax.

Disponível gratuitamente para médicos e profissionais de saúde, o software pode ser acessado rapidamente pela internet e até mesmo pelo telefone celular. Depois de concluir os dados e receber uma imagem de raio-x do tórax, a tecnologia responde com o diagnóstico em menos de um minuto. Neste link também é possível saber mais sobre o escopo, resultados obtidos, limitações na detecção do Covid-19 e informações detalhadas da ferramenta.

A solução é uma ferramenta adicional para identificação de contaminação pelo coronavírus e pode ser considerada mais uma forma de suporte para a detecção de casos suspeitos. Médicos tem usado a radiografia de tórax como primeiro método de estudo recomendado quando há suspeita de infecção e sua interpretação é decisiva no tratamento de pacientes com a enfermidade.

“Como os médicos, os algoritmos de IA aprendem, por meio de estudo de caso e análises, a abstrair padrões, diferenciar descobertas importantes de uma doença para outra e, assim, prever ou classificá-las. No comparativo de radiografias normais do tórax e um conjunto de radiografias de pacientes com pneumonia, por exemplo, é possível diferenciá-las por suas características, com presença ou não de manchas nas imagens”, explica Mauricio Farez, CEO da Entelai.

De acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), independentemente dos sintomas, como tosse e febre, o diagnóstico do vírus SARS-CoV-2 é feito por uma técnica de laboratório chamada PCR e não pode ser feito apenas com a interpretação (com ou sem o auxílio da IA) da radiografia de tórax. No entanto, o teste de diagnóstico geralmente não está disponível ou há atrasos na obtenção dos resultados. Portanto, a detecção clínica e radiológica de pacientes com maior suspeita da doença pode ser muito útil na decisão sobre o tratamento de um paciente em situação de emergência.

“A Entelai decidiu trabalhar para oferecer aos médicos uma ferramenta adicional e esperamos que seja útil durante a pandemia, tanto para otimizar a abordagem diagnóstico-terapêutica quanto para otimizar o uso de recursos”, completa Farez.

Desenvolvimento da plataforma

Para treinar os algoritmos, foram obtidas mais de 100 imagens de pacientes confirmados com Covid-19, outros com pneumonia semelhante e um grupo sem pneumonia, respeitando a distribuição por idade e sexo. É fundamental que em cada grupo haja um número semelhante de mulheres e homens e uma faixa etária equivalente, para que o sistema aprenda a diferenciá-los de outras características não relacionadas à presença ou ausência de Covid-19, como por exemplo, ossificação em menores que não está presente em adultos. Além disso, outro conjunto de dados separado é gerado com mais de 100 imagens que foram usadas como controle externo.

“Embora ainda haja limitações na ferramenta, dada a urgência que o estado atual da pandemia exige em escala global, é mais uma alternativa gratuita a favor da sociedade para detecção de pacientes contaminados. Vamos continuar trabalhando para aumentar o número de imagens e, consequentemente, o desempenho do sistema”, afirma Farez.

Eduardo Eyheremendy, chefe de diagnóstico por imagem do Hospital Alemão e vice-presidente da Sociedade Argentina de Radiologia (SAR), acrescenta que “o Colégio Americano de Radiologia (ACR) divulgou suas recomendações e pede para que seja evitado o uso da tomografia nos pacientes com suspeita. Desta forma, o uso da radiografia de tórax em equipamentos portáteis é recomendável, já que facilita a higienização e evita a disseminação da infecção”. Para ele, neste contexto e em situações de estresse do sistema, ter um suporte para detectar mais rapidamente os casos suspeitos será benéfico para o paciente e para o sistema de saúde.

O DIA

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *