Ambulâncias_728x90
vida_nova_728x90
Home Destaque NOVA ROTA Alagoas a dentro: turismo rural fortalece produtos locais e movimenta economia

NOVA ROTA Alagoas a dentro: turismo rural fortalece produtos locais e movimenta economia

NOVA ROTA Alagoas a dentro: turismo rural fortalece produtos locais e movimenta economia
0
0

Do leite ao mel, o visitante pode mergulhar em experiências únicas no Estado

Saindo do avião, do carro ou do ônibus, conhecendo novos lugares e entrando em uma cultura diferente da sua: essa é a rota do turista. Quem visita Alagoas e deseja se conectar à natureza pode levar de volta na memória mais do que as belas paisagens. Entre as experiências possíveis, estão tirar o leite diretamente da vaca, conhecer o processo de produção da cachaça e até beber mel direto da colmeia, em pontos que vão do Sertão ao Litoral do já conhecido paraíso das águas.

Essa vivência é conhecida como Turismo Rural, um segmento que vem crescendo no Brasil ao longo dos anos. O novo ramo visa a valorização de produtos locais e a movimentação da economia, apresentando ao visitante um roteiro que vai além dos tradicionais atrativos turísticos, podendo atrair, também, novos investimentos para a área onde se desenvolve.

Na terra de Zumbi, em União dos Palmares, o Apiário Zumbi recebe cerca de 30 pessoas, todos os sábados, que vêm de pousadas da região e também de visitas agendadas diretamente com a empresa. Lá, os visitantes podem degustar o mel diretamente da colmeia, e adquirir os produtos.  “A ideia é levar a empresa adiante, fazendo um trabalho de fidelidade com o cliente. Quando você faz isso, apresenta o processo, a produção, ele entende como é o fluxo desde o cultivo até ele chegar a um supermercado, e dessa forma é impossível que ele não tenha confiança no produto e queira comprar”, explica Jean Ferreira, proprietário do Apiário.

Garantido o mel, o almoço fica por conta do A Porteira, com cenários que remetem à cultura nordestina. Os visitantes são recebidos por Lucílio Vasconcelos, proprietário do restaurante, com uma animação contagiante, “batismo” de cachaça e jogos lúdicos antes da refeição.

Após três horas de viagem o próximo destino é a cidade de Major Izidoro, conhecida como a terra do leite. O município tem a produção leiteira como principal atividade econômica desde 1921, quando a primeira vaca leiteira e a palma forrageira foram levadas para a região trazidas de Pernambuco.

Lá as experiências são para conhecer as fazendas históricas, tirar leite da vaca e conhecer o processo da produção leiteira. Durante o mês de setembro, há também o tradicional Torneio Leiteiro, onde há desfile de bezerros enfeitados e crianças, cavalgada e apresentação das vacas que são consideradas as maiores produtoras.

“Queremos que as pessoas conheçam o processo desde quando tiramos o leite da vaca até ele estar na caixinha do supermercado. Já recebemos turistas e eles ficam encantados com o que veem, nossas fazendas, os desfiles no Torneio. Queremos que eles voltem. Nós despertamos para este segmento. Programas do Governo, como o Alagoas Maior, vem para mostrar o que o Estado tem de melhor para que possamos melhorar”, pontua Jeane Vieira, secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo.

Mais duas horas de viagem e o sorvete frito de rapadura receberá o turista no Engenho São Lourenço, em Água Branca, no caminho para o Rio São Francisco. A convite da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Maurício Bezerra, proprietário do local, esteve na Ruraltur, em Venda Nova do Imigrante, no Espirito Santo.

Os 100 anos de história, desde a fundação na década de 20, conquistam os visitantes com seus produtos: a rapadura-  de diversos tamanhos e sabores-  açúcar mascavo, mel e sorvetes. Quem chega para almoçar no restaurante, que funciona há 11 anos, também encontra outros produtos da região, como artesanato e doces.

“Recebemos muitos grupos de escola e faculdade. Eles vêm em dias de moagem e acompanham todo o nosso processo. Desde que voltamos do Espírito Santo temos trabalhado para implementar o que aprendemos. Além de vender os produtos que fazemos aqui, já temos a lojinha com os nossos parceiros. No segundo semestre, vamos abrir um prédio do engenho exclusivo para visitação e as pessoas poderão colocar a mão na massa, moer a cana, tomar o caldo e cozinhar”, expôs Maurício.

O crescimento do turismo rural em Alagoas é incentivado pelo Governo do Estado através de programas como o Alagoas Maior, executado pela Sedetur em parceria como Sebrae Alagoas, que possibilita a abertura de novos mercados e experiências que podem impulsionar os negócios locais. “Alagoas é um estado completo. Temos um destino turístico com atrações plurais, que vão desde lazer, aventura, ecoturismo, religioso até cultural e agronegócio, garantindo aos nossos visitantes uma gama de opções e atrativos na chegada ao nosso Estado. É muito importante que estejamos sempre estimulando as potencialidades do nosso turismo, para que ele seja a uma escolha que vai além de quem procura por mar e praia”, pontua Rafael Brito, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Quer visitar?

Apiário Zumbi

Endereço: União dos Palmares – Zona Rural, BR 104, KM 34

Contato: (82) 99823-4803

Restaurante A Porteira

Endereço: União dos Palmares – BR 104, KM 26

Contato: (82) 98862-0495

Visita a Major Izidoro

Contato: (82) 98807-6968

Engenho São Lourenço

Endereço: Água Branca – R. Lourenço Bezerra de Melo, s/n – Chácara São Lourenço

Contato: (82) 99902-9468

Agência Alagoas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *