A juíza eleitoral Ana Raquel da Silva indeferiu o pedido de cancelamento da reunião da executiva estadual do MDB, que pretender fazer dissolução do diretório municipal. O recurso foi impetrado pelo vice-governador Luciano Barbosa e outros membros do partido em Arapiraca, na tentativa de impedir que o diretório seja anulado.

A reunião do MDB julgará o do processo administrativo que deliberará sobre a dissolução ou não do Diretório de Arapiraca. Em sua decisão, a juíza enfatizou que “em primeiro lugar, ressalto que, apesar das alegações de que o processo administrativo conduzido pelo Diretório Estadual do MDB esteja viciado por violações ao contraditório e ampla defesa, bem como porque lhe faltaria justa causa para a propositura, suspender a deliberação do Partido Político sobre o processo em questão – que, a despeito de probabilidades, poderá ser favorável à parte demandante – apresenta-se como uma invasão indevida ao exercício da autonomia partidária. Impedir a deliberação implica em desobedecer princípios como os da razoabilidade e proporcionalidade”, diz trecho da decisão.

Essa é segunda derrota de Luciano Barbosa na Justiça para tentar manter a sua candidatura para prefeitura de Arapiraca. A reunião do MDB foi convocada pelo presidente estadual do partido, senador Renan Calheiros, somente para discutir a situação das eleições no município.

Ontem, o ministro Mauro Campbell Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indeferiu a concessão de liminar em Mandado de Segurança impetrado pelo vice-governador Luciano Barbosa (MDB) para manter a validade da convenção que oficializou sua candidatura a prefeito de Arapiraca, realizada pelo Diretório Municipal do MDB de Arapiraca, no dia 15 deste mês.

O Mandado de Segurança impetrado por Luciano Barbosa foi contra supostos atos ilegais praticados pelo presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, e pelo presidente do MDB Alagoas, senador Renan Calheiros.