AGUA 18/06
Home Geral Brasil Anvisa emite alerta para fungo letal e resistente encontrado em hospital na Bahia

Anvisa emite alerta para fungo letal e resistente encontrado em hospital na Bahia

Anvisa emite alerta para fungo letal e resistente encontrado em hospital na Bahia
0
0

De acordo com o órgão, o Candida auris “é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta na segunda-feira (7) sobre a identificação de um possível primeiro caso positivo de Candida auris no país, fungo letal e altamente resistente.

Em seu alerta, a Anvisa afirmou que o Candida auris “é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública”, sendo responsável por diversas infecções hospitalares.

O Candida auris antinge especialmente pacientes submetidos a procedimentos invasivos, como intubação. Segundo a nota da Anvisa, o fungo foi identificado em “amostra de ponta de cateter de paciente internado em UTI adulto em hospital do Estado da Bahia”.

A amostra foi analisada pelo Laboratório Central de Saúde Pública Profº Gonçalo Moniz (Lacen-BA), em Salvador, e pelo Laboratório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A agência afirma que a amostra será submetida a “análises fenotípicas (para verificar o perfil de sensibilidade e resistência)” e “sequenciamento genético do microrganismo (padrão-ouro)” para a confirmação do caso.

revista forum

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *