Home Destaque Fiscais do IBAMA e IMA apreendem 1 mil tonelada de espécies que estão no periodo do defeso em Alagoas PERÍODO DE DEFESO EM ALAGOAS

Fiscais do IBAMA e IMA apreendem 1 mil tonelada de espécies que estão no periodo do defeso em Alagoas PERÍODO DE DEFESO EM ALAGOAS

0
0

Mais mil toneladas (exatamente 1.039 kg) de caranguejos que estão em período de defeso foram apreendidos durante ação de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama)

Os animais foram apreendidos em estabelecimentos comerciais. Os animais não poderiam ser comercializados, uma vez que estão em fase reprodutiva. A apreensão ocorreu durante a Operação Panulirus.

Segundo os órgãos de defesa ambiental, as ações tem o objetivo de fiscalizar e monitorar a comercialização das espécies que estão em período de defeso no litoral sul e norte de Alagoas.

Na primeira etapa da Operação, 11 multas e apreensões foram efetuadas, duas foram pelo flagrante de um casal de aves silvestres mantidos em cativeiro, o que totalizou R$ 91.080,00.

Os animais apreendidos foram doados para instituições de caridade. “Pedimos para que tanto o consumidor final quanto os estabelecimentos que comercializam esses animais se atentem e respeitem o período de defeso, para não infringir a legislação e para que os estoques pesqueiros dessas espécies sejam assegurados”, reforça Epitácio Correia, gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (Gefuc) do IMA.

Espécies e datas do Período de Defeso:
Camarão rosa, sete-barbas e branco – 1º de dezembro a 15 de maio
Caranguejo uçá – 1º de dezembro a 31 de maio
Caranguejo guaiamum – 1º de dezembro a 31 de março
Lagosta vermelha e verde – 1º de dezembro a 31 de maio
Pargo – 15 de dezembro a 30 de abril

Com Ascom/IMA

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *