Home Destaque Presidente da Bolívia confirma descoberta de novo campo de gás natural

Presidente da Bolívia confirma descoberta de novo campo de gás natural

Presidente da Bolívia confirma descoberta de novo campo de gás natural
0
0

O anúncio foi feito pelo presidente Luis Arce, que afirmou ser um presente da Pachamama (Mãe Terra). O projeto teve início em 2015 e em outubro de 2019 teve início a perfuração do poço até a sua conclusão em 2 de dezembro

O presidente da Bolívia, Luís Arce, relatou nesta quinta-feira (24), a descoberta de um campo de gás natural. “Anunciamos a descoberta de um novo megacampo de gás na Bolívia. Após 12 anos, a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) encontrou esta reserva de um trilhão de pés cúbicos, localizada em Chuquisiaca. O poço Boicobo Sur-x1 é um presente de nossa Pachamama (Mãe Terra)  para todos os bolivianos ”, disse o presidente Arce.

Também participam do tratamento do campo de gás a anglo-holandesa Shell, a argentina Pan American Energy especializada em exploração e produção de hidrocarbonetos e a estatal boliviana YPFB.

O projeto teve início em 2015 e em outubro de 2019 teve início a perfuração do poço até a sua conclusão em 2 de dezembro. O investimento previsto é de cerca de 102 milhões de dólares, dos quais 74 milhões já foram executados. O início da produção do poço deve começar em dezembro de 2021, informa a Telesul.

A comercialização de gás natural é uma das principais receitas do Estado na Bolívia, tendo Brasil e Argentina como principais clientes. Além disso, o país tem 10,7 trilhões de pés cúbicos (TCF) de reservas comprovadas de gás natural, estimadas em 14,7 anos, de acordo com um relatório de certificação de uma empresa canadense em 2018.

O chefe do Estado Plurinacional da Bolívia afirmou: “Nossa Pachamama (Mãe Terra) está dando a nós bolivianos um lindo presente de Natal, que é o que queremos compartilhar”.

 

brasil247

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *