Home Destaque Oposição faz carta com exigências para confirmar apoio a Baleia Rossi

Oposição faz carta com exigências para confirmar apoio a Baleia Rossi

Oposição faz carta com exigências para confirmar apoio a Baleia Rossi
0
0

Lideranças oposicionistas apresentaram nesta segunda-feira (28) uma carta ao presidente e líder do MDB, Baleia Rossi (SP), candidato à presidência da Casa, pedindo que ele assuma o compromisso de garantir espaço para a oposição caso vença a disputa em fevereiro. Também participaram da reunião virtual o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que apoia a candidatura de Baleia contra o líder de seu partido, Arthur Lira (PP-AL).

“Apresentamos uma carta compromisso que pede basicamente que ele [Baleia] garanta o espaço constitucional e regimental da oposição para que a gente possa exercer o dever de fiscalizar os atos do governo”, disse ao Congresso em Foco o líder do PSB, Alessandro Molon (RJ).

Entre esses compromissos estão: pautar projetos de decreto legislativo para sustar medidas controversas do governo; determinar a instalação de CPI quando houver número de assinaturas necessárias para sua criação; e respeitar o direito dos deputados de convocar ministros para dar explicações na Câmara. “Queremos o compromisso dele de que vai agir com independência”, acrescentou Molon.

“Sabemos que ele não é oposição. Não temos essa ilusão, mas não queremos ter um presidente da Câmara governista, queremos um presidente independente”, completou. Segundo ele, não houve qualquer discussão sobre a ocupação de cargos por parte da oposição na Mesa Diretora. De acordo com Molon, a definição deverá levar em conta a proporcionalidade partidária.

O teor da carta ainda não foi divulgado porque estão sendo feitos ajustes no texto. A expectativa das lideranças oposicionistas é que o candidato emedebista se comprometa com os pedidos ainda hoje.

O apoio a Baleia Rossi já está pacificado nas bancadas do PSB, do PDT e do PCdoB, mas ainda causa disputa interna no PT, que soma 57 deputados. Uma ala do partido demonstra incômodo em apoiar um candidato que tem relação de proximidade com o ex-presidente Michel Temer, a quem responsabilizam pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

O nome de Baleia foi confirmado como o seu candidato por Rodrigo Maia na última quarta-feira (23) após cobranças sobre a definição de uma candidatura para enfrentar Arthur Lira, principal líder do Centrão. Fazem parte do bloco de Baleia Rossi 11 partidos: PT, DEM, PDT, PSB, MDB, Cidadania, Rede, PV, PCdoB, PSDB e PSL. Ao todo, 269 deputados compõem o grupo.

Além de Baleia, Maia, Aguinaldo e Molon, também participaram da reunião desta tarde os presidentes do PSB, Carlos Siqueira; do PT, Gleisi Hoffmann; e do PCdoB, Luciana Santos; além dos líderes do PT, Enio Verri (PR); da minoria na Câmara, José Guimarães (CE); do PCdoB, Perpétua Almeida (AC); do PDT, Wolney Queiroz (PE), e da minoria no Congresso, Carlos Zarattini (SP), e o deputado Mario Heringer (PDT-MG).

congressoemfoco

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *