Home Destaque ORDEM JUDICIAL Aposentadoria cassada por lei inconstitucional não gera indenização

ORDEM JUDICIAL Aposentadoria cassada por lei inconstitucional não gera indenização

ORDEM JUDICIAL Aposentadoria cassada por lei inconstitucional não gera indenização
0
0

O Estado não deve indenizar o servidor simplesmente por cumprir uma decisão judicial. Com esse entendimento, a 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo isentou a Prefeitura de Indaiatuba de indenizar, por danos morais, um guarda civil municipal que teve a aposentadoria cassada em razão da declaração de inconstitucionalidade da Lei Complementar Municipal 27/2015, que havia servido de fundamento para a concessão do benefício.

A lei, que instituía regras diferenciadas para a aposentadoria de guardas civis municipais, foi julgada inconstitucional pelo TJ-SP em 2017, um ano e meio após o benefício ser concedido ao requerente. Por causa dessa decisão, a aposentadoria do guarda foi cassada pela prefeitura, motivo pelo qual ele ajuizou a ação e alegou ter sido exposto a situação vexatória.

Para o desembargador Marrey Uint, no entanto, o pedido é improcedente. “Não se desconhece que a questão é tormentosa, a responsabilidade civil do Estado decorrente de leis declaradas inconstitucionais sempre gerou rios de tinta. Entretanto, fixou-se o entendimento de que os regimes jurídicos não são estanques, estando, portanto, sujeitos às alterações impostas pelo tempo”, afirmou.

No caso dos autos, segundo o magistrado, a lei promulgada pela Câmara Municipal foi declarada inconstitucional pelo TJ-SP, “cabendo ao Executivo, em seguida, como ao contrário não poderia ser, cumprir a decisão”. “Houve em verdade, o exercício (ciclo) completo dos ‘checks and balances’ (freios e contrapesos: tradução livre), o que, de fato, gera repercussão social, mas não reparação moral”, completou. A decisão foi unânime.

Processo 1006753-27.2019.8.26.0248

 

Conjur

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *