Pelo menos sete dos 102 municípios alagoanos decidiram endurecer as medidas para combater o novo coronavírus. O levantamento foi feito pelo Cada Minuto. As medidas levaram em conta o aumento do número de casos e da taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTIs em todo estado.

Os municípios que decretaram o fechamento de estabelecimentos comerciais, suspensão de shows, entre outros, são: Anadia, Branquinha, Campo Alegre, Feliz Deserto, Maribondo, Santana do Mundaú e Viçosa.

Nova variante em Alagoas

A primeira cidade a decretar o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais, igrejas, escolas e a suspensão de eventos sociais no município durante 15 dias foi Anadia. A cidade teve um registro da nova variante do coronavírus que foi em uma mulher de 64 anos, sem histórico de viagem ou contato com alguém vindo do Amazonas.

Além de Anadia, na cidade de Viçosa também foi confirmada um caso da nova variante. Trata-se de uma paciente de 36 anos que viajou para Manaus no dia 22 de janeiro, onde permaneceu por quatro dias.

Na última quarta-feira (24), o prefeito de Viçosa, João Victor (Republicanos), assinou um decreto determinando toque de recolher. Durante esse período, fica proibida a circulação de pessoas entre 21h e 5h em todo o território municipal.

Municípios se anteciparam

A cidade de Campo Alegre prorrogou as medidas de combate ao novo coronavírus no âmbito do município, onde fica proibido todo o funcionamento de casas de shows, boates, shows e eventos em locais particulares aberto ao público, e similares em todo o território municipal.

Os estabelecimentos comerciais tipo bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres deverão funcionar diariamente até às 22h. Após as 22h e até as 00h do dia seguinte, os restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres poderão funcionar por meio de serviços de entrega, inclusive por aplicativo, e na modalidade “Pegue e Leve”, sendo proibido o consumo local, tanto de bebidas como de comidas.

Já em Branquinha, a prefeitura decidiu prorrogar a suspensão em todo o município, por mais 60 (sessenta dias), a partir desta data (18 de fevereiro); a realização de shows, espetáculos e eventos (sociais, culturais ou esportivos), em público, seja de iniciativa pública ou particular, independentemente do número de pessoas.

A Prefeitura de Maribondo também proibiu  a realização de eventos, shows e festas durante 60 dias.

A cidade de Feliz Deserto também endureceu as medidas, seguindo os demais municípios. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação.

No município de Santana do Mundaú, as medidas foram prorrogadas, conforme imagem abaixo.