Home Geral Arapiraca EXPANSÃO Central de Triagem de Arapiraca inicia testes RT-PCR nesta terça-feira (16)

EXPANSÃO Central de Triagem de Arapiraca inicia testes RT-PCR nesta terça-feira (16)

EXPANSÃO Central de Triagem de Arapiraca inicia testes RT-PCR nesta terça-feira (16)
0
0

Pacientes com sintomas gripais, persistindo, entre 3 e 7 dias, devem procurar a unidade de saúde para serem submetidos à testagem

A população do Agreste alagoano agora vai poder ter acesso ao teste RT-PCR para o diagnóstico mais rápido da Covid-19. A testagem está sendo ofertada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), na Central de Triagem de Arapiraca, localizada no Ginásio João Paulo II, e teve início nesta terça-feira (16). A ampliação da testagem já havia sido anunciada pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, quando esteve no município no último dia 5 de março.

A Central de Triagem está aberta 24 horas por dia, durante os setes dias da semana, e os pacientes que apresentarem sintomas gripais entre três e sete dias devem procurar a unidade de saúde para a realização do teste RT-PCR.

Além da população residente em Arapiraca, pessoas que moram nos municípios circunvizinhos também podem procurar atendimento na unidade de triagem, reforça a diretora da Central, a enfermeira Jackeline Almeida.

“Quando qualquer pessoa com a suspeita de infecção pelo novo coronavírus chega até a central, ela é acolhida na recepção e, depois, encaminhada para uma avaliação da equipe de enfermagem, onde todos os sintomas e sinais vitais serão avaliados para depois o paciente pode ser consultado por um dos médicos de plantão”, explica.

Os médicos também irão avaliar os sintomas apresentados pelos pacientes, e nos casos da perda de olfato e paladar, presença de tosse, dor de garganta, dores de cabeça, dores no corpo, coriza, congestão nasal, e febre, eles serão encaminhados para a realização do RT-PCR.

Segundo a diretora da Central, todas as amostras coletadas serão enviadas diariamente para análise dos profissionais do Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL). “Após a consulta, o médico avalia a sintomatologia e o quadro clínico do paciente. Mediante isso, os pacientes já iniciam o tratamento antes mesmo de terem resultado do exame, são medicados e orientados a cumprir o isolamento”, complementa.

No caso de os pacientes que procuram a Central de Triagem de Arapiraca depois do oitavo dia do surgimento dos sintomas gripais, para eles será ofertada a coleta do teste rápido para a detecção do novo coronavírus.

Agência Alagoas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *