AGUA 18/06
Home Geral Brasil MORRE NO RIO, AOS 84, AGNALDO TIMÓTEO POR COMPLICAÇÕES DECORRENTES DA COVID-19

MORRE NO RIO, AOS 84, AGNALDO TIMÓTEO POR COMPLICAÇÕES DECORRENTES DA COVID-19

MORRE NO RIO, AOS 84, AGNALDO TIMÓTEO POR COMPLICAÇÕES DECORRENTES DA COVID-19
0
0

O cantor Agnaldo Timóteo morreu, neste sábado, devido a complicações decorrentes da Covid-19. Aos 84 anos, o artista estaba internado no hospital Casa São Bernardo, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, desde o dia 17 de março. A informação foi confirmada, nesta tarde, pela equipe do cantor.

” É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do nosso querido e amado Agnaldo Timóteo”, consta de um trecho do comunicado, que continua: ” Agnaldo Timóteo não resistiu às complicações decorrentes do COVID-19 e faleceu hoje (sábado), às 10:45 horas”.

Agnaldo Timóteo
Agnaldo Timóteo Foto: Reprodução – Instagram

O texto afirma ainda que a família do artista agradece todo o apoio dos fãs, que torceram e oraram pelo cantor: ” Temos a convicção que Timóteo deu o seu melhor para vencer essa batalha e a venceu! Ele viverá eternamente em nossos corações! A família agradece todo o apoio e profissionalismo da Rede Hospital Casa São Bernardo nessa batalha. Afamília informa que a Corrente de Fé, com pensamentos positivos e orações, permanecerá, em prol de um mundo melhor!”

Timóteo recebeu a primeira dose da vacina contra o coronavírus, mas foi diagnosticado com a doença após sentir-se mal, com pressão baixa, segundo relato de seu sobrinho, Timotinho Silva. O cantor chegou a deixar a UTI no dia 19 de março, mas não resistiu à infecção. Em 2019, o cantor passou 59 dias internado, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), no mês de maio.

A carreira de Agnaldo Timóteo, do cantor brega ao político polemista

Agnaldo sempre gostou de cantar. Na década de 50, o programa “Domingo é dia de folga”, de Governador Valadares, anunciava o “Curió de Caratinga” antes da entrada da voz poderosa, apesar de ainda adolescente, do jovem Agnaldo Tiomóteo. O artista, que na época trabalhava como torneiro mecânico, buscava ali o início de uma trajetória profissional — ou melhor, de um sonho que começara ainda na infância, em sua cidade natal, Caratinga, quando ele gostava de imitar vozes como as de Cauby Peixoto e Anísio Silva.

A caminhada até ali havia sido difícil. Ainda em Caratinga, Agnaldo trabalhava desde os 9 anos (entregando malas na estação, engraxando sapatos, vendendo mangas ou pastéis feitos pela mãe) para ajudar a família. Participou de seus primeiros concursos como cantor, nos circos que chegavam à cidade. Aos 16, se mudou para Governador Valadares e começou a cantar nas rádios locais. Mais tarde foi para Belo Horizonte em busca de mais oportunidades — lá ficou conhecido como o “Cauby mineiro”, muitas vezes como uma espécie de “substituto” local do cantor.

Agnaldo Timóteo
Agnaldo Timóteo Foto: Reprodução – Instagram

Foi em Belo Horizonte que foi ouvido por seu ídolo Anísio Silva, que o apresentou a seu empresário Kléber Lisboa. Namorado de Ângela Maria, Kléber apresentou Agnaldo à cantora, que o aconselhou a ir para o Rio, onde sua carreira teria mais chances de acontecer. Ele seguiu a sugestão e em 1960 desembarcou na nova cidade, onde pôde conhecer um jovem Roberto Carlos também recém-chegado e buscando espaço como cantor.

Sem conseguir emplacar a carreira, Agnaldo pediu uma ajuda para Ângela, que o empregou como seu motorista. Ela também o indicou para o selo Caravelle, que em 1961 lançou seu primeiro disco, um 78 rotações que tinha num lado “Sábado no morro” e no outro “Cruel Solidão”. As gravações não tiveram repercussão. Em 1963, ele gravou “Trotura de amor”, de Waldick Soriano, já dentro do estilo romântico que o consagraria no futuro, mas novamente as vendagens foram pífias — 180 cópias vendidas de mão em mão pelo próprio Agnaldo.

‘Surge um astro’

Em 1965, Agnaldo chamou a atenção interpretando “The house of the rising sun”, dos Animals, no programa “Rio hit parade”, de Jair de Taumaturgo. A partir dali, conseguiu lançar seu primeiro álbum, “Surge um astro” — o primeiro dos mais de 50 que lançaria ao longo da carreira. Em 1968, gravou “Meu grito”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, num disco que vendeu 600 mil cópias, colocando-o num novo patamar e reafirmando seu lugar como cantor romântico.

Cantor foi internado nesta terça.
Cantor foi internado nesta terça. Foto: Divulgação

“A galeria do amor”, lançada em 1975, foi outro marco em sua carreira. Sua primeira composição própria — referência à Galeria Alaska, então ponto de entro gay do Rio — alcançou um enorme sucesso e abriu um novo caminho na carreira de Agnaldo. Canções como “Perdido na noite”, de 1977, exploravam a temática urbana noturna.

Político e camelô dos próprios discos

Em 1982, Agnaldo usou sua popularidade como cantor — e seu carisma alimentado por posições polêmicas — para entrar na vida política. Elegeu-se deputado federal pelo PDT naquele ano. Seu primeiro discurso foi aberto com a expressão “alô, mamãe”, que se tornou uma espécie de bordão seu — chegou a lançar alguns sucessos em homenagem à figura materna, como “Mamãe” e “Mãezinha querida”.

Mais tarde, em 1986, chegou a concorrer a governador do Rio. Depois de se eleger vereador em 1996 e não se reeleger em 2000, passou a concorrer em São Paulo, onde foi eleito como vereador em 2004.

Nos anos 2000, Agnaldo chamou a atenção da imprensa ao ir para a rua vender seu disco, como um camelô. Ele dizia vender uma média de 400 CDs a cada vez que armava sua barraquinha.

“Eu, pecador”, documentário de Nelson Hoineff lançado em 2017, conta a história do cantor e expõe suas opiniões controversas, das quais ele sempre se orgulhou:

“Não me queira como um farsante, demagogo ou mentiroso, que faz qualquer coisa para que as pessoas me achem simpático. Eu não quero ser simpático, eu quero ser Agnaldo Timóteo!”

Agnaldo Timóteo

 

Extra.Globo

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *