Jornalista Renata Alves da Record gravou em Santana do Ipanema o drama vivido por jovens da Orquestra Sinfônica

E-mail Imprimir

A jornalista Renata Alves da Rede Record de televisão esteve na cidade de Santana do Ipanema. A produção chegou sexta-feira (19) para gravar uma reportagem especial para o programa Câmera Record, que irá ao ar no inicio de setembro.

Renata Alves faz reportagens inusitadas para os programas Câmara Record e Domingo Espetacular. Ela está fazendo reportagens na região sertaneja de Alagoas, já visitou Piranhas, Dois Riachos, Olho D' Água das Flores e Santana do Ipanema. A equipe veio passar 15 dias na região.

A equipe da Record contou com o apoio do jornalista Antonio Noya editor da revista Turismo & Negócios e está gravando matérias que serão exibidas no programa Câmara Record do próximo mês.

Contrastes: A fome e a Musica

A única Orquestra Sinfônica de Alagoas, com sede no sertão enfrenta momentos difíceis para manter as oficinas e os 42 instrumentos musicais, deixando de fora mais de 20 crianças e adolescentes que aguardam uma oportunidade quando chegar novos instrumentos.

De um lado o jornalista Fernando Valões que caça talentos na periferia da cidade e na zona rural. 80% por cento dos jovens enfrentam dificuldades para sobreviverem, "Temos uma administração municipal que não investe na cultura local e gasta R$ 500 mil com bandas nacionais, a Secretaria Estadual de Cultura- Secult, não investe nos grupos musicais do interior, daí, a luta desses jovens em se tonarem músicos profissionais e mudarem de vida juntos com suas famílias", desabafou Valões, presidente da ONG Arte Cultura e Meio Ambiente, criadora da Orquestra Sinfônica Acema.

A jornalista Renata Alves tem sotaque nordestino bastante forte e não faz questão nenhuma de esconder suas raízes.

O Brasil vai chorar com o drama de uma violonista com 7 sete irmãos e a mãe, onde a família vive com uma renda de R$ 165 reais do bolsa família, percorre 10 km no chão duro do sertão para participar dos ensaios da Orquestra.

A diretora do tradicional Ginásio Santana Rosele Vanderlei participou ao lado dos alunos das gravações na antiga Praça da Bandeira, ficou o tempo todo emocionada com a historia da jovem Mayara e concedeu uma bolsa de estudos na escola. Os jovens da orquestra encantaram os adolescentes do Ginásio com uma oficina didática com musicas regionais nordestinas, ao final da reportagem a diretora Rosele concedeu uma bolsa de estudos para a jovem violonista Mayara que recebeu das mãos da jornalista Renata um violino personalizado com o seu nome, que foi presenteado por um musico de São Paulo, que será mostrado no programa em setembro.


Os professores Jose Pinto de Assis e Zélia Pinto, músicos da Orquestra e o maestro Paulo Cesar concederam entrevistas à jornalista da Record. "Todo jovem tem talento, o que precisa é oportunidade, a ONG Acema, oferece esse caminho, falta apoio para aquisição de novos instrumentos e para o material de reposição, com a reportagem da Record, tenho certeza que o povo Brasileiro vai contribuir". Disse Paulo César(foto).

galeria

 

Comentário 

 
0 #1 2012-01-24 14:46
renata eu gosto muito de voce do teu trabalho voce muito alegre quando passa reportagem fico de assistindo
Citação
 

Add Comentário


Código de segurança
Atualizar