AGUA 18/06
Home Geral Brasil RIO Justiça determina transferência de Sérgio Cabral para presídio federal

RIO Justiça determina transferência de Sérgio Cabral para presídio federal

RIO Justiça determina transferência de Sérgio Cabral para presídio federal
0
0

Bretas atendeu ao pedido feito pelo procurador federal Sergio Pinel, que alegou falta de segurança em Benfica

Rio – O juiz Marcelo Bretas,  da 7ª Vara Federal Criminal, determinou nesta segunda-feira, a transferência de Sérgio Cabral para um presídio federal. O ex-governador do estado foi transferido que cumpria pena no  Complexo Penitenciário de Gericinó, desde novembro, foi transferido em maio para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica.  presídio para onde ele será enviado ainda não foi escolhido.

O magistrado atendeu ao pedido feito pelo procurador federal Sergio Pinel, que alegou falta de segurança no presídio onde Cabral se encontra, em Benfica. Pinel ainda disse que Cabral comentou saber informações sobre a família de Bretas, que trabalharia no setor de bijuterias, o que comprovaria que ele tem acesso a informações privilegiadas dentro da cadeia.

“O que levou o Ministério Público Federal (MPF) a requerer a transferência de Sérgio Cabral foi uma afirmação no seu interrogatório de que teria obtido na prisão informações a respeito da vida da família do magistrado. Isto o MPF acha que é muito grave. A prisão não tem sido suficiente para afastar o réu de informações de fora da cadeia e levou a pedir sua transferência”, explicou Pinel. Cabral está preso desde novembro do ano passado, após as investigações da Operação Calicute, desdobramento da Lava Jato que prendeu o ex-governador e várias pessoas ligadas a sua gestão no governo.

Bretas disse que acha suspeito que Cabral tenha dito em audiência pública que acompanha a rotina da família do magistrado. “É, no mínimo, suspeito que o acusado que não só responde não apenas a este processo, responde, como o senhor bem disse, já são dezesseis e é possível, provável até, que haja mais situações, mais processos, muitas investigações, é, no mínimo, inusitado que ele venha aqui trazer ao juízo até numa audiência pública, que é gravada, esta informação”.

O advogado Rodrigo Roca, que defende p ex-governador, considerou a decisão arbitrária e disse que vai recorrer. “Arbitrária, ilegal e nós vamos levar ao conhecimento do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, para que ele decida e dê a última palavra. Se for necessário, vamos aos tribunais de Brasília”, disse Roca, ressaltando que a decisão representa cerceamento à defesa.

Cabral é condenado a mais 13 anos de prisão

O ex-governador do estado Sérgio Cabral foi condenado nesta sexta-feira, pela terceira vez na Lava Jato. O juiz federal Marcelo Bretas setenciou mais 13 anos de reclusão a Cabral, pelo crime de lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Mascate.

O ex-governador, que é réu em 16 processos, está preso desde novembro do ano passado. Além dele, foram condenados pelo mesmo crime Carlos Miranda e Ary Ferreira da Costa Filho, apontados pelo Ministério Público Federal (MPF) como operadores financeiros de Cabral. O magistrado aplicou pena de 12 anos de prisão a Miranda e 9 anos e 4 meses a Costa Filho.

Cabral vai ser transferido para presídio federalMárcio Mercante / Agência O Dia

Com informações da Agência Brasil 

 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *